Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Por que suas costas doem?

Alguns fatores tornam as mulheres alvos fáceis desse mal. O neurocirurgião Leonardo Giacomini (SP) listou os principais. Confira!

Patrícia Affonso Publicado em 29/04/2016, às 11h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
dores nas costas - iStock
dores nas costas - iStock

1-Alterações emocionais: dizem que as mulheres são mais emotivas e ansiosas. E isso pode ter repercussões físicas. É que o estresse libera hormônios que aumentam a percepção de dor. Além disso, favorece a contratura muscular, que provoca redução da circulação sanguínea e faz com que resíduos ácidos se acumulem em algumas partes do corpo, causando incômodo. Ansiedade, medo, depressão, insatisfação e problemas de relacionamento (no trabalho ou em casa) podem ser os gatilhos.

2-Seios grandes: o peso das mamas colabora para a sobrecarga da coluna vertebral, podendo até causar deformidades. Em alguns casos, a cirurgia de redução mamária precisa ser considerada.

3-Ciclo menstrual: “As alterações hormonais que ocorrem nesse período podem desencadear desconforto na coluna, principalmente dores musculares”, explica Leonardo.

4- Osteoporose: para começar, os ossos femininos são naturalmente mais finos e leves. Mais um agravante: essa doença tem maior probabilidade de ser geneticamente transferida para a filha mulher do que para o filho homem. Microfraturas da coluna são comuns entre as pacientes. E elas causam muita dor!

5-Gestação: estudos relatam que mais de 50% das gestantes sofrem com problemas na coluna durante a gravidez, principalmente na reta final. Isso ocorre pelas mudanças estruturais que acontecem no corpo da mulher. “O desenvolvimento do bebê faz o centro de gravidade da gestante se deslocar para frente. Para compensar, ela curva o corpo para trás, causando lordose e estiramentos”, diz o médico.

6-Sobrepeso: o problema, mais comum entre as pessoas do sexo feminino, também colabora para o surgimento do desconforto nas costas. A sobrecarga na coluna gera desgaste do disco vertebral (hérnia de disco) e das articulações facetárias (artrose facetária).