Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Prepare um bolo em camadas com cobertura colorida

Quem não ama um bolo saboroso? Anote a receita dessa delícia que, além de gostosa, é divertida!

Máxima Digital Publicado em 08/06/2015, às 16h02 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
bolo em camadas - john kernick
bolo em camadas - john kernick
Bolo em camadas com cobertura colorida 
Pronto em: 1h30 
Rendimento: 16 fatias  
Calorias por fatia: 912 

Ingredientes 
• 2 bolos da sua preferência, com 23 centímetros cada um 
• 8 xícaras (1 1/2 receita) de creme de manteiga* para decoração, dividido em quatro partes e tingido com quatro cores, sendo 3 1/2 xícaras de cor-de-rosa e 1 1/2 xícara de amarelo, 1 1/2 de azul e 1 1/2 de laranja (ou nas cores da sua preferência) Utensílios 
• 1 círculo de papelão de 25-30 cm de diâmetro 
• Saco de confeitar e bico redondo grande 

Preparo 
Com uma faca, retire a casca da parte de cima dos bolos. Coloque o círculo de papelão num prato giratório. Ponha uma colherada do creme cor-de-rosa no centro e apoie o bolo em cima. O creme vai manter o bolo no lugar. Utilize uma espátula para rechear o bolo com creme cor-derosa. Coloque o outro bolo por cima. Utilize uma espátula para cobrir a lateral e a parte de cima do bolo com as outras quatro cores de creme de manteiga, usando mais ou menos uma cor em cada um quarto do bolo. Vá virando o prato para espalhar e alisar a cobertura, mas não misture demais 
as cores; elas devem se sobrepor, mas não se misturar. Faça umas pontas espetadas batendo com a espátula de leve na cobertura, nas laterais e em cima. Encha o saco de confeitar com os cremes, mantendo as cores separadas girando um pouco o saco a cada adição e não apertando, para elas não se misturarem. Assim, quando for decorar, vão se formar listras. Aperte o saco e solte puxando um pouco, para fazer bolinhas de ponta espetada ao redor da base do bolo. Com o prato giratório parado, decore a parte de cima do bolo, formando redemoinhos de cobertura colorida.

Creme de manteiga para decoração

Rendimento: cerca de 6 xícaras

Observação: esta receita pode ser multiplicada ou dividida para produzir a quantidade desejada. O que sobrar do creme de manteiga pode ser guardado na geladeira por até duas semanas, dentro do próprio saco de confeitar ou em outro recipiente.

Ingredientes

• 7 ½ xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

• 2 ¼ xícaras (chá) de gordura vegetal hidrogenada

• ½ xícara (chá) de manteiga sem sal

• 1 ½ colher (sopa) de extrato de baunilha

• ¼ de xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de água fria

Preparo

Coloque o açúcar, a gordura, a manteiga e a baunilha na tigela da batedeira e bata com o batedor de pá, em velocidade média-baixa, até que a mistura fique homogênea e sem caroços, por cerca de três minutos. Com a batedeira ligada, adicione a água em fio fino e continue batendo por mais três minutos, até que ela seja completamente absorvida. O creme de manteiga pode ser guardado na geladeira, num recipiente hermético, por até duas semanas.

Fazendo creme de manteiga de cores diferentes

Para tingir o creme de manteiga, misture o corante com uma espátula, até que o creme esteja com a cor uniforme. As quantidades variam e dependem da marca do corante e do tom, mais claro ou mais escuro, que você deseja. Eu recomendo o corante em gel, disponível em tubinhos, porque eles são menos aguados e mais fáceis de trabalhar. Comece com uma quantidade pequena e adicione mais à medida que mistura. Se estiver fazendo uma cor escura, como preto, o creme pode ficar aguado ou mole. Nesse caso, acrescente um pouco mais de açúcar de confeiteiro até a textura ficar parecida com um creme de barbear.