Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Proteja-se do vitiligo

O nosso organismo tem várias maneiras de sinalizar problemas de saúde. Uma delas é a mudança na coloração dos órgãos. Fique atenta para prevenir males

Máxima Digital Publicado em 14/04/2015, às 15h56 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
pele - Shutterstock
pele - Shutterstock
Quando as células de pigmento que dão cor à pele morrem, aparecem manchas brancas pelo corpo de tamanhos variados. Conhecida como vitiligo, a enfermidade atinge com mais frequência mãos, pés, braços, rosto e lábios. Apesar de a causa ainda ser desconhecida, os especialistas acreditam se tratar de uma disfunção autoimune, que leva o organismo a atacar as próprias células.

 + 5 dúvidas frequentes sobre câncer de mama

Infelizmente não há prevenção. “Porém, como em cerca de 30% dos casos a doença tem um histórico familiar, os parentes devem realizar um acompanhamento periódico para detectar o problema precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes”, destaca a dermatologista Juliana Carnevale (RJ). É possível usar medicamentos que estimulam a repigmentação, laser, cirurgia e transplante de melanócitos. A necessidade de protetor solar (no mínimo 30) é grande, já que o risco de queimaduras aumenta.