Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Saúde mental

Psicólogo explica sentimento de exclusão de Pocah e Thaís no ‘BBB21’

Alexander Bez esclareceu como a pessoa se sente e como isso pode afertar o jogo das sisters no reality show

Gabriele Salyna Publicado em 12/04/2021, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Psicólogo explica sentimento de exclusão de Pocah e Thaís no ‘BBB21’ - Instagram
Psicólogo explica sentimento de exclusão de Pocah e Thaís no ‘BBB21’ - Instagram

Ao longo dos pouco mais de dois meses de Big Brother Brasil 21, Pocah e Thaís já falaram diversas vezes sobre se sentirem excluídas.

As sisters revelaram dificuldades para se enturmar com os demais participantes e falaram sobre a sensação de “não pertencerem” a aquele grupo de pessoas.

Thaís demorou para se entrosar com os participantes e Pocah viu seus amigos sendo eliminados nos Paredões.

O psicólogo Alexander Bez explicou o que é esse sentimento de exclusão, como ele funciona e como pode prejudicar as participantes no reality show.

“A exclusão é uma sensação que vem a priori fundamentalmente do meio interno, porém não há necessidade em haver estímulos externos para formá-la. Entretanto, sem ter uma personalidade forte essa sensação de exclusão automaticamente se potencializa, revelando uma deficiência de autoestima.”, disse o psicólogo.

Sobre a razão de Pocah e Thaís se sentirem assim, Alexander comentou:“São muitas! A própria manifestação de necessidade de amparo, percebidas como não correspondida pela falta física e/ou psicológica dos membros restantes. A eliminação sumária daquelas pessoas que serviam de apoio como a sensação de proteção que ali havia. Essa sensação, entretanto, não apenas barra a pessoa numa interação positiva ela com ela mesma, como também impede o estabelecimento de novos vínculos, até como uma resposta mental gerada pela frustração e pela mágoa em ter perdido os vínculos amistosos, que se originaram pela identificação, já mesmo logo de início.”.

O psicólogo falou sobre como essa situação pode afetar o desempenho das participantes no programa.

“É um jogo, todos os sentimentos irão ser veementemente importantes inferindo diretamente na condução comportamental dos participantes. Não havendo a sensação de apoio a capacidade da permanência é duramente castigada, perdendo seu ponto de apoio, ainda assim, se sucumbindo a esses golpes que ‘minaram a sua resistência’ consequentemente extraindo a energia disponível ao jogar.”, declarou.