Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Saiba como tratar queimaduras da maneira certa

Para recuperação total da pele, é necessário tomar uma série de cuidados

Gabriella Gouveia Publicado em 07/06/2017, às 13h28 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A primeira iniciativa deve ser deixar o lugar atingido na água corrente em temperatura ambiente - iStock
A primeira iniciativa deve ser deixar o lugar atingido na água corrente em temperatura ambiente - iStock

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que um milhão de pessoas sofre queimaduras ao ano. E não há uma faixa etária que escape do problema, todos estamos expostos a riscos, principalmente, em casa. Apesar de gerar certo desespero e muita dor, é fundamental cuidar de tudo desde os primeiros socorros. “Todo cuidado é pouco, pois a pele fica extremamente sensível e qualquer procedimento equivocado pode desencadear um trauma ainda maior”, afirma Alexander Nassif, cirurgião plástico.

O médico explica que a queimadura pode ser de 1º, 2º e 3° grau, nomenclatura que define a profundidade do ferimento. Independente do nível da lesão, quando ela ocorre, a primeira iniciativa deve ser deixar o lugar atingido na água corrente em temperatura ambiente (nunca devem ser usados gelo ou água gelada) para que o local da ferida esfrie. “Não aplique nada, muito menos receitas caseiras. Elas tendem a irritar a área e, ainda, podem acarretar infecções que complicam o quadro”, explica Nassif.

O processo de recuperação é doloroso e exige paciência. Em casos mais graves, há aparecimento de bolhas e dor latente. “É importante procurar atendimento médico especializado, preferencialmente um cirurgião plástico, para iniciar o tratamento com limpeza adequada e retirada das bolhas (flictenas)”, frisa.

Nassif acrescenta que, normalmente, os pacientes ficam muito preocupados com a recuperação da aparência da região atingida e pondera sobre a importância de procurar um especialista o quanto antes. “Quando o acompanhamento é desde o primeiro momento, os resultados são muito superiores, pois além de tomarmos todos os cuidados para a recuperação do local e para que o tecido se restitua da forma mais natural possível”, diz. Nassif acrescenta que queimaduras exigem cuidados diários e, dependendo da gravidade existe possibilidade de não ficarem cicatrizes.