Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Alopecia

Saiba o que é alopecia, a doença de Jada Pinkett Smith que ganhou visibilidade no 'Oscar 2022'

A Dra. Fernanda Nichelle explicou o que é a alopecia; doença que ficou em evidência após a confusão entre Will Smith e Chris Rock

Máxima Digital Publicado em 29/03/2022, às 14h40

Saiba o que é alopecia, a doença de Jada Pinkett Smith que ganhou visibilidade no 'Oscar 2022' - Instagram
Saiba o que é alopecia, a doença de Jada Pinkett Smith que ganhou visibilidade no 'Oscar 2022' - Instagram

A confusão entre Will Smith e Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022 no último domingo, 27, deu visibilidade para a alopecia. 

A doença de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, ganhou uma maior atenção após ela ter sido vítima de uma "piada" de Chris Rock no evento que deixou o ator muito irritado. O momento, inclusive, fez com que o artista levantasse e desse um tapa na cara do humorista

Após a tensão, a Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista que atua exclusivamente na área estética, explicou o que é a alopecia, doença que acomete centenas de homens e mulheres ao redor do mundo. 

"É importante dizer que existem vários tipos de alopecia, falar na doença é algo muito amplo. Existe a ‘alopecia androgenética’ que é a calvície, por exemplo, e a alopecia androgenética feminina, calvície feminina. Existe a ‘alopecia de tração’ que é bastante comum e frequente nos pacientes afrodescendentes porque, às vezes, eles fazem aqueles penteados com um pouco mais de pressão no couro cabeludo, aquelas trancinhas ou aqueles rabos de cavalo com muita tensão no couro cabeludo, em que o fio muito puxado/esticado, isso causa alopecia de tração. Existe também, entre outras menos comuns, a ‘alopecia areata’, a qual até houve uma repercussão sobre ser essa que a Jada Pinkett Smith tem.", explicou a especialista.

A Dra. Fernanda continuou: "No caso da areata é sim uma doença autoimune, é como se o organismo estranhasse (em uma linguagem mais leiga) o folículo do cabelo e ele começa a cair. Isso está ligado muitas vezes com o estado emocional também do paciente e existem alguns tipos de tratamentos que podem ser realizados, nesses casos o tratamento é feito de modo multidisciplinar, em conjunto com uma equipe de psiquiatras ou psicólogos para ajudar na questão emocional, além disso pode ser feio o uso de produtos via oral, injetável em consultório médico ou via tópica através de loções em casa, como alguns shampoos que podem ser usados.".

"Existem vários tratamentos, mas o mais importante é sabermos exatamente qual o tipo de alopecia através de um diagnóstico completo, para indicarmos o mais adequado!", finalizou a médica.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI