Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Como tirar as olheiras: veja dicas que podem melhorar seu aspecto

Dermatologista fala sobre as principais características da olheira e como se livrar delas

Juliana Gardesani Publicado em 15/04/2019, às 12h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olheiras - Foto/Getty Images
Olheiras - Foto/Getty Images

Quem nunca gastou um corretivo inteiro tentando esconder as olheiras? Essa tão temida mancha escura, que marca a região logo abaixo dos olhos, pode ser causada por fatores externos, como noites mal-dormidas e rotina corrida, o que acaba causando estresse.

No entanto, segundo a dermatologista Simone Veloso, professora de Dermatologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), uma das principais causas das olheiras é a pessoa ter uma cavidade do globo ocular mais profunda.

“Também existe o acúmulo de melanina e hemossiderina na pele fina dos olhos, olheira pigmentar; aumento da vascularização nas  pálpebras inferiores, quando os vasinhos podem ser vistos pela transparência da pele, olheira vascular”, explica.

A má-notícia é que ela pode ser hereditária. “A história familiar está presente em muitos casos, pois é muito comum pacientes cujos pais possuem olheiras desenvolverem alterações semelhantes com o passar dos anos”, ressalta.

COMO MELHORAR A OLHEIRA?

Com exceção de quando o quadro genético, existem algumas atitudes que ajudam a deixar a mancha embaixo dos olhos menos marcada. Confira!

Mantenha o sono em dia, pois quando a pele está descansada, tudo fica menos marcado; 

Faça acompanhamento médico para tratar rinite alérgica ou qualquer outro problema que cause congestão nasal;
Uma dica caseira e rápida de como amenizá-las é lavar a região dos olhos com água fria. Nesta temperatura, ela ajuda os vasos sanguíneos a se contraírem. Isso, por fim, vai diminuir o inchaço;

Também dá para fazer uma compressa todas as manhãs. Pode ser enrolando uma pedrinha de gelo em um pano, ou molhando o tecido e colocando-o no freezer. Feito isso, mantenha a compressa por 15 minutos na região.

COMO TRATAR NO CONSULTÓRIO?

Existem algumas opções:

Olheiras com rugas e flacidez:  resultados mais eficazes são alcançados com  a aplicação de laser de CO2 ou peelings químicos médios-profundos, que renovam e estimulam o colágeno local, reduzindo consideravelmente as rugas e a flacidez.

Olheiras com bolsas: o tratamento de eleição  é o cirúrgico. A blefaroplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico.

Olheiras pigmentadas: cremes para este tipo de escurecimento da pele auxiliam no clareamento local , entretanto, para casos mais resistentes mais resistentes, recomendável a aplicação de peelings químicos, laser fracionado ou luz intensa pulsada. Manter o sono regular e realizar o tratamento da rinite alérgica ou qualquer outra causa de congestão nasal também previne a piora do escurecimento da região.

Olheiras com sulcos profundos: o tratamento é realizado com preenchimento de ácido hialurônico pelo médico dermatologista.