Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Selfcare vegana: Aprenda a cuidar da beleza com tratamentos caseiros usando abacate

Dermatologista dá dicas exclusivas para as leitoras da Máxima se cuidarem durante a quarentena

Máxima Digital Publicado em 02/06/2020, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a cuidar da beleza com tratamentos caseiros usando abacate - Freepik
Aprenda a cuidar da beleza com tratamentos caseiros usando abacate - Freepik

Mais do que um ótimo ingrediente para fazer receitas doces e salgadas, o abacate pode ser um grande aliado na sua rotina de beleza. Pele e cabelos são beneficiados com suas substâncias antioxidantes e ganham hidratação extra com os óleos naturais da fruta.

“Você pode combiná-lo com outras frutas ou ingredientes para potencializar o efeito ou usá-lo sozinho para uma hidratação”, conta a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com a médica, o abacate ainda ajuda a prevenir estrias, rugas e celulite, por ser rico em vitamina C, que ajuda no metabolismo do colágeno, substância que dá firmeza à cútis. Pode ser usado em todos os tipos de pele, das secas às oleosas, pois contém vitaminas A e E, que ajudam a reparar os danos oxidativos.

“A fruta também tem antioxidantes, que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento das células cutâneas, promovendo maior elasticidade e deixando a pele com aparência mais bonita e saudável. Além disso, ainda possui propriedades naturais de proteção solar”, completa.

Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios, já que é muito rico em gorduras, vitaminas e aminoácidos, tornando os cabelos mais brilhantes e macios.

Para as leitoras da Máxima, a dermatologista mostra várias opções de máscaras veganas para a pele e para os cabelos, com produtos que você tem em casa. Aproveite as dicas e fique linda durante a quarentena!

MÁSCARAS FACIAIS

“Você pode optar por fazer uma máscara 100% de abacate, apenas amassando a fruta, aplicando no rosto e deixando-a agir por 10 minutos. Mas antes de começar, lembre-se de sempre lavar bem o rosto”, sugere Ana Carolina.

HIDRATANTE CORPORAL

“Os óleos naturais do abacate penetram profundamente na pele e podem funcionar como um potente hidratante para peles ressecadas. Basta amassá-lo até formar um creme e espalhar na área desejada. Deixe atuar por 15 minutos e lave com água morna”.

MÁSCARA CAPILAR

“Amasse um abacate com soro fisiológico até formar uma pasta. Lave os cabelos com shampoo, aplique nos cabelos úmidos e penteie para espalhar a mistura. Deixe agir por 15 minutos e enxague bem com água fria”.

EFEITO ANTI-OLHEIRAS

Por hidratar a pele, o abacate ajuda a retardar o aparecimento das bolsas abaixo dos olhos ou amenizá-las. Para um efeito ainda melhor, combine a fruta com aveia, que tem poder calmante e ajuda a suavizar o tom das olheiras.

“Junte três colheres de aveia a meio abacate amassado, misturando bem até formar uma pasta. Com o rosto limpo, aplique na região ao redor dos olhos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, retire com água corrente. Para melhores resultados, aplique a máscara diariamente”, sugere a dermatologista.

CREME PARA ESTRIAS

Por melhorar a elasticidade da pele, a mistura do abacate com a babosa pode ser um ótimo tratamento caseiro para suavizar o aspecto das estrias. Ana Carolina lembra que mesmo usando o creme, para que as estrias desapareçam por completo, é necessário combinar com tratamentos mais potentes em consultório.

“Misture meio abacate com um talo de babosa e uma colher de óleo de amêndoas até obter uma mistura homogênea. Aplique a máscara sobre os locais onde deseja suavizar as estrias massageando suavemente. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxague bem”, finaliza a médica, que indica essa mistura também para os cabelos.