Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Sofre com suor excessivo? Pode ser hiperidrose; veja as opções para resolver o problema

Cirurgia, botox e medicamentos são algumas maneiras de resolver esse desconforto

MÁXIMA Digital Publicado em 27/07/2019, às 16h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Souza - Reprodução/Instagram
Fernanda Souza - Reprodução/Instagram

Suar é normal, afinal, é necessário para regular a temperatura do corpo. Mas suar em excesso nas mãos, axilas e pés não parece muito confortável.

Fernanda Souza, por exemplo, já contou que recorreu ao botox para melhorar a hiperidrose, caso em que as glândulas sudoríparas trabalham mais do que o necessário.

Segundo Marilycia Piovesano, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, duas glândulas podem ser responsáveis por isso: as écrinas e apócrinas. As primeiras liberam um líquido claro e inodoro, sendo a maior parte de água, enquanto as apócrinas liberam um líquido viscoso e inodoro que, quando decomposto por bactérias, leva ao surgimento de um odor desagradável -- o famoso cecê.

Mauro Tamagno é cirurgião torácico da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e explica que é importante procurar um médico, já que a hiperidrose pode ter causas diferentes, desde o funcionamento excessivo das glândulas até algum tipo de doença, como menopausa precoce. “Investigamos, por meio de exames, se há alguma causa que justifique esse transtorno”, diz.

Além disso, o estresse contribui para aumentar o suor. Nesse caso, controlar a ansiedade é essencial para amenizar essa condição.

TRATAMENTOS

Simpatectomia

Mauro Tamagno explica que a simpatectomia é considerado o tratamento definitivo. É uma cirurgia de baixo risco e pouco invasiva. “O paciente é internado no mesmo dia da cirurgia, passa pelo procedimento cirúrgico e normalmente costuma receber alta no dia seguinte”, garante. 

No pós-operatório a pessoa pode voltar às atividades normais, só deve se evitar esforços físicos durante 10 dias.

Toxina botulínica

O uso da toxina botulínica, ou seja, o botox, não é apenas para amenizar rugas, mas também para diminuir a ação das glândulas sudoríparas. 

Marilycia Piovesano afirma que o procedimento é simples, mas que deve ser repetido aproximadamente a cada seis meses. Pode ser aplicado nas axilas, nas mãos ou nos pés.

Medicamentos

É possível tratar a hiperidrose com medicamentos anticolinérgicos. No entanto, eles podem causar alguns efeitos colaterais, como problemas na visão noturna, boca seca, tontura e problemas com a micção, isto é, ao urinar.

É uma opção para quando a cirurgia não é indicado.