Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Suas cólicas pioram durante o inverno? Resolva o problema!

Muitas mulheres sofrem com cólicas menstruais mais intensas quando o tempo esfria. Entenda por que isso ocorre e aprenda a contornar o mal

Patrícia Affonso Publicado em 31/08/2015, às 10h53 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Cólicas ficam mais fortes nos dias frios
Cólicas ficam mais fortes nos dias frios - Shutterstock

A origem do problema: durante a menstruação, o corpo libera prostaglandina, substância que faz o útero se contrair e, consequentemente, pressiona os vasos da região do baixo ventre. Acontece que, quando o corpo esfria, esses vasinhos se estreitam. Daí a circulação sanguínea fica prejudicada e a substância se concentra no organismo, piorando a dor. 

Solução: a boa e velha bolsa de água quente colocada sobre a barriga ajuda a dilatar os vasos, fazendo com que a prostaglandina se disperse pela corrente sanguínea e seja eliminada pelo corpo. A intensidade da cólica diminui rapidinho!

Tente: um chá feito com uma mistura de losna e camomila. “Essas plantas facilitam a saída do sangue menstrual, controlam os espasmos do útero e relaxam a musculatura, aliviando as dores”, explica a nutricionista e expert em fitoterapia Vanderli Marchiori (SP). Ferva meio litro de água, adicione 1 colher (sobremesa) de losna e 1 colher (sopa) de camomila. Mantenha a fervura por mais três minutos, coe e beba o chá morno.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI