Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Arrancar os fios faz nascer mais cabelos brancos? Veja essa e outras dúvidas

O fato é que não tem como fugir dos fios branquinhos. Uma hora ou outra, eles vão aparecer!

Juliana Gardesani Publicado em 14/04/2019, às 08h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Surgimento de fios brancos - Reprodução/Foto: Shutterstock
Surgimento de fios brancos - Reprodução/Foto: Shutterstock

Um dos maiores pesadelos das mulheres, ao menos quando falamos do quesito estético, é o surgimento de fios brancos na cabeça.

Infelizmente, a má notícia para todas nós é que esse embranquecimentos, conhecido tecnicamente como canície, é um fenômeno fisiológico que acompanha o natural desgaste do organismo.

“No entanto, pode acontecer precocemente em algumas pessoas, seja por motivos genéticos, nutricionais ou por alguma doença", explica a dermatologista Simone Veloso, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A Máxima separou algumas dúvidas sobre o assunto para serem respondidas pela médica. Confira!

O que pode causar o surgimento de cabelos brancos na juventude? Qual a idade mínima para começar?

Simone Veloso: Os primeiros cabelos brancos surgem, em média, entre 35 e 45 anos. Alguns indivíduos, porém, apresentam o embranquecimento progressivo dos cabelos (canície) de forma mais precoce. Mas ela só é considerada prematura quando ocorre antes dos 20 anos de idade. Nestes casos, geralmente é associada a fatores hereditários ou a alguma doença de base como hipotireoidismo, vitiligo e genodermatoses.

Existe algum tipo de tratamento para retardar a chegada dos fios brancos?

SV: Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina, pigmento que gera a cor dos cabelos. Com o envelhecimento, a quantidade de melanina nos folículos  levando ao embranquecimento dos fios, portanto, não existe forma de retardar. O envelhecimento varia de pessoa a pessoa.

Fatores como o estresse podem levar ao envelhecimento precoce e a queda dos fios?

SV: A canície e a queda capilar estão relacionadas ao envelhecimento natural ou cronológico, e podem ser potencializadas por fatores intrínsecos, como a hereditariedade, além de fatores extrínsecos, relacionados aos hábitos de vida, como alimentação, estresse e radiação ultravioleta (RUV). Uma pessoa exposta em excesso a tais fatores pode induzir formação de radicais livres e despigmentação capilar, ocasionados por alterações de  melanogênese (sistema pigmentar e responsável pela produção de melanina).

O surgimento precoce de cabelos brancos pode indicar algum tipo de doença?   

SV: A canície prematura pode ser consequência de algumas doenças tais como, hipotireoidismo, vitiligo, genodermatoses, síndrome de Waardenburg tipo 2 B, entre outras. A deficiência de vitamina B12 ou zinco e o uso de medicações como cloroquina, usado para ataque agudo de malária e amebíase hepática. Alguns quimioterápicos também podem ocasionar a alteração de cor no folículo piloso. Apesar dos homens não ligarem tanto assim para cabelos brancos, é bom sempre estarem atentos ao surgimento deles. Além do estresse e genética, a canície prematura pode indicar algum problema no organismo.

Arrancar um fio branco faz nascer mais?

SV: De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, a especulação é mito. A queda na produção de melanina fará com que cabelos brancos apareçam em maior ou menor intensidade, mas isso depende da herança genética e também do tipo de cabelo de cada um.

No entanto, como a canície é uma característica natural do envelhecimento, quando a pessoa arranca o primeiro fio grisalho, naturalmente surgem outros em seu lugar. E como a tendência é que nasçam brancos, a pessoa começa a perceber outros iguais com mais frequência. Ou seja: uma hora ou outra, eles vão aparecer!