Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Fácil e rápido

Tapioca pra todo gosto: conheça 6 mudanças positivas que ela faz no seu organismo

Rica em vitaminas, não tem glúten e é coringa nas receitas!

MÁXIMA Digital Publicado em 09/03/2019, às 08h20 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os benefícios da tapioca - GETTY IMAGES
Conheça os benefícios da tapioca - GETTY IMAGES

Para quem deseja levar uma vida saudável, a tapioca é uma grande aliada!

Sem glúten e com diversos outros benefícios, a goma de mandioca é frequentemente indicada por nutricionistas para os pacientes com dieta balanceada!

Veja por quê pode ser excelente acrescentar esse alimento no seu dia-a-dia!

1. Ferro
A tapioca é feita de mandioca, e herda alguns nutrientes desse alimento. “Um deles é o ferro, essencial para o bom funcionamento do corpo! Ele estimula o surgimento de células vermelhas que compõe o sangue, prevenindo anemia”, explica a nutricionista Gabriela Cilla, da Estima Nutrição.

2. Vitamina B
Vitaminas do complexo B em geral são encontrados na tapioca! “A principal é nesse alimento é a B9, ou ácido fólico, uma substância essencial para as gestantes pois ajuda na boa formação do sistema nervoso do bebê”, completa.

3. Fibra/dieta
Possui fibra vegetal, o que ajuda no trânsito intestinal. “É curinga também em dietas, pois apesar de ser um carboidrato, a tapioca dá muito mais saciedade do que o pão, por exemplo”.

4. Não tem glúten
“A tapioca não têm glúten, o que a torna mais detox e ideal para os intolerantes a ele”, comenta a especialista. O glúten aumenta a inflamação do organismo, o que leva a prisão de ventre!

5. Vitamina K
Rica em vitamina K, essa substância reduz a probabilidade de doenças no sistema nervoso, como o Alzheimer, por exemplo.

6. Recomendação
“Incluir a tapioca duas vezes ao dia, no café da  e no lanche da tarde por exemplo, é uma quantidade suficiente”, indica Gabriela. Apesar da baixa caloria – em torno de 70 a cada duas colheres de sopa – ela não é um alimento integral, então não se pode abusar.

Receita

Quase um pãozinho, só que com mais nutrientes e que te sustenta por mais tempo!

“Se a ideia é uma receita saudável, é preciso apostar em recheios favoráveis: frango desfiado, atum, carne moída, ricota temperada... dá pra soltar a imaginação”, orienta a nutricionista.

Uma opção saborosa e saudável é tapioca de agrião, queijo branco e tomate! A combinação do carboidrato da tapioca com vegetais e leite é tiro e queda para fazer atividade física ou aguentar o dia de trabalho.