Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Máscaras faciais

Texturas, check! Entenda tudo sobre os principais tipos de máscaras faciais e seus benefícios

A dermatologista Luciana Garbelini explicou cada um dos estilos de produtos e seus cuidados

Máxima Digital Publicado em 26/09/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda tudo sobre os principais tipos de máscaras faciais e seus benefícios - Freepik - Macrovector
Entenda tudo sobre os principais tipos de máscaras faciais e seus benefícios - Freepik - Macrovector

As máscaras faciais estão no top de itens na hora da rotina de skincare. Grande parte do sucesso é pela praticidade do produto, que, geralmente, em 20 minutos promete um tratamento adequado.

Além disso, a alta concentração de ativos que agem profundamente na pele e trazem um efeito praticamente imediato.

De acordo com a dermatologista Luciana Garbelini é preciso entender cada tipo de máscara facial para que ela traga o benefício desejado.

“Mesmo com tanta variedade de máscaras faciais é importante saber qual escolher, entendendo como cada textura pode agir para suprir as necessidades da pele”, explicou a médica.

Para sanar todas as dúvidas, Luciana explicou um a um dos principais tipos de produtos para te ajudar na escolha.

1. TECIDO

Textura:“Esse tipo de máscara facial lembra o material dos lenços umedecidos. Geralmente, vão em embalagens individuais e devem ser de uso único”, explicou.

A profissional pontuou ainda que esse tipo de textura é ultra absorvente, o que ajuda a conter a evaporação do produto, mas para a pele absorver todos os seus benefícios é preciso higienizá-la antes da aplicação. “Máscaras em tecido atuam melhor quando aplicadas em pele limpa e seca. Isso garante a máxima absorção de seus ativos, removendo a barreira que a sujeira cria entre a máscara e a pele.”, disse.

Benefícios: “Entre os benefícios desse tipo de máscara estão detox, hidratação, luminosidade, relaxamento e revitalização”, apontou a especialista.

Para a expert, a essência líquida que as máscaras de tecido têm possui componentes e ativos mais concentrados, permitindo que os nutrientes penetrem melhor na pele, potencializando os efeitos de tratamento.

2. PEEL OFF

Textura:“Esse tipo de máscara, geralmente, tem consistência em gel e seus efeitos se dão à medida que o produto vai secando na pele”, esclareceu a dermatologista.

Para a aplicação é preciso passar uma camada espessa e uniforme da máscara peel off sobre o rosto, o que torna a sua remoção mais fácil. Após passar o período estipulado na embalagem, basta remover a máscara com cuidado para sentir os efeitos de frescor e suavidade na pele.

Benefícios:“As versões peel off são para remover impurezas, células mortas e toxinas da pele, além de restaurar a epiderme e ajudar no controle da oleosidade”, explicou Luciana. Esse tipo de textura, de acordo com a expert, também auxilia na diminuição e fechamento dos poros, ilumina e revitaliza a cútis.

3. CREME

Textura: Essa máscara é a mais convencional, similar aos cremes hidratantes. Dependendo da finalidade do produto, seus efeitos variam entre refrescante e detox. De acordo com Luciana, a aplicação deve ser feita com a pele limpa e removida após 20 minutos.

Benefícios:“As máscaras em creme podem refrescar, hidratar, tonificar, antioxidar, nutrir e reparar a pele. Essas funções se dão porque seus ativos são absorvidos pela pele e seus efeitos são progressivos”, finalizou a especialista.