Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

UM AVANÇO PARA A SAÚDE! Pesquisadores brasileiros apontam eliminação do vírus HIV de paciente

Este pode ter sido o primeiro caso de cura da doença sem o uso de transplante de medula óssea ou células tronco

Máxima Digital Publicado em 08/07/2020, às 11h04

Pesquisadores brasileiros apresentam boas notícias para o HIV
Pesquisadores brasileiros apresentam boas notícias para o HIV - Freepik

A última terça-feira, 7, foi de grande evolução para a medicina. Um paciente soropositivo apresentou a eliminação do vírus após ser submetido a um tratamento com medicamentos orientados por um grupo de médicos e pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A notícia foi dada na 23ª Conferência Internacional de Aids, que aconteceu em San Francisco, nos Estados Unidos, e foi transmitida via vídeo. 

Aos 34 anos, o homem recebeu seu diagnóstico positivo para a doença em 2012 e recebeu o coquetel de remédios baseada na terapia antirretroviral, aliada a outros medicamentos e vitaminas propostos pela equipe por 13 semanas.

Com o fim do tratamento, a carga viral do paciente foi analisada e a conclusão foi positiva: o corpo do rapaz não apontou a presença do vírus por mais 11 meses. Seus exames detectaram o DNA do HIV nas células e o exame de anticorpos estão negativos há 17 meses. 

Durante a Conferência, o trabalho realizado conquistou a atenção dos especialistas. Em uma entrevista à NAM Aidsmap, Andrea Savarino, médico do Instituto de Saúde da Itália Andrea Savarino, responsável por coliderar o teste declarou:"Este caso é extremamente interessante, e realmente espero que possa impulsionar pesquisas adicionais para uma cura do HIV".

Em uma entrevista concedida ao R7, o paciente, que preferiu não se identificar, afirmou que está muito emocionado com a conquista, afinal este é o desejo de milhões de pessoas que enfrentam a mesma situação que ele."É uma segunda chance de vida", declarou. 

De acordo com os especialistas, ainda é cedo para afirmar se a cura da Aids foi realmente encontrada, mas esse é um grande passo em busca de sanar a doença no mundo. 

Outros pacientes foram submetidos ao tratamento e não apresentaram resultados semelhantes ao deste rapaz. 

 

 

 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI