Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Uma força extra para perder peso? Conheça substâncias potentes para emagrecer

Uma opção cada vez mais em alta para emagrecer são as cápsulas

Máxima Digital Publicado em 27/01/2015, às 11h32 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pílulas para emagrecer - Shutterstock
Pílulas para emagrecer - Shutterstock

Milagres não existem, mas muitas fórmulas são, sim, capazes de ajudar o organismo a trabalhar rápido, queimando mais calorias do que de costume. Como saber o que realmente funciona? “É essencial procurar um médico para obter a orientação correta, pois os compostos atuam de forma diferente em cada pessoa. Há uma série de interações com vitaminas, minerais e outras substâncias orgânicas que devem ser consideradas individualmente para uma ação benéfica”, explica a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia* (RJ). Outro cuidado muito importante é verificar se a pílula é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Confira os quatro ativos que, segundo os experts, têm se mostrado bastante eficientes no quesito acelerar o metabolismo e emagrecer.

ÓLEO DE CÁRTAMO COMO UMA LIPO - DOSAGEM IDEAL: 4 g por dia.
Rico em ômega 6, ácido graxo essencial não produzido pelo organismo, o óleo de cártamo contém até 70% das nossas necessidades diárias. “Ele eleva a taxa de catabolismo das gorduras, ou seja, facilita a quebra das moléculas de lipídeo”, diz Andréa. Ainda aumenta a produção de um hormônio capaz de diminuir a absorção de gordura e retarda o esvaziamento gástrico, o que prolonga a saciedade. Não é só: fonte de vitamina E, o óleo auxilia na cicatrização, evita a baixa da imunidade e atenua a queda de cabelo.

ÓLEO DE COCO SECA BARRIGA - DOSAGEM IDEAL: de 10 a 20 g por dia.
Estudos revelam que o óleo de coco tem o poder de oxidar a gordura — processo que causa a sua quebra. Ao se romper, ela é usada como fonte de energia e não fica acumulada no organismo. Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro afirma que o óleo acelera o metabolismo, prevenindo o acúmulo de gordura localizada. A explicação: o ácido láurico da composição faz as células trabalhar rapidamente, consumindo muitas calorias. De acordo com os cientistas, o óleo também é responsável por aumentar a massa magra, favorecendo a perda de peso.

ÔMEGA 3 MURCHA PNEU -DOSAGEM IDEAL:  1 a 3 g por dia.
“Essa substância inibe a lipase lipoproteica, responsável por fazer o transporte de lipídeos para as células adiposas. Com isso, impede o estoque de gordura, especialmente na região abdominal”, afirma Andréa. O ômega 3 também traz benefícios gerais ao organismo, pois é anti-inflamatório, auxilia na manutenção da flora intestinal e melhora a capacidade psicomotora e a memória.

PICOLINATO DE CROMO AFINA GERAL - DOSAGEM IDEAL: 200 mcg por dia
O mineral melhora a captação de glicose pelas células, evitando que o açúcar se transforme em gordura. O processo atrasa a absorção de carboidratos, reduzindo a compulsão por doces. Outra vantagem do picolinato de cromo é ajudar a definir a musculatura do corpo quando consumido associado  à prática de atividade física.

FIQUE LIGADA “Todo e qualquer medicamento tem potencial de se tornar tóxico para o organismo dependendo da quantidade ingerida, inclusive as fórmulas à base de plantas”, alerta o endocrinologista Pedro Assed (RJ). O maior risco está no uso indiscriminado, que pode levar a efeitos colaterais perigosos, como  taquicardia, náuseas, diarreia e vômitos.

TURBINE O EMAGRECIMENTO
•Não pule refeições, mesmo no dia em que acordar tarde. Reajuste os horários. 
•Dispense líquidos durante as refeições. 
•Evite o consumo de açúcar, refrigerante, energéticos, massas, sorvetes e frituras.
•Fuja da combinação de carboidratos nas refeições.
•Coma de duas a três porções de frutas por dia.
•Faça 150 minutos de exercícios físicos por semana.
•Durma de 6 a 8 horas por noite.
•Mastigue bastante os alimentos.

Resultado em dobro
Com o intuito de melhorar os efeitos das substâncias para dobrar a queima de gordura, as indústrias farmacêuticas começaram a combinar dois ativos na mesma pílula. A ideia é que um potencialize o resultado do outro. Confira quais são essas duplas poderosas: