Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Proteção

Verão sem risco! Saiba como se prevenir das doenças de pele na estação mais ensolarada do ano

Veja cuidados essenciais para o verão

Mirella Cordeiro Publicado em 05/02/2019, às 08h43 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Proteção durante o verão - Getty Images
Proteção durante o verão - Getty Images

O verão é a época perfeita para ir a praia e pegar um bronzeado. Mas também é o período em que o risco de câncer de pele aumenta.

De acordo com Ivander Bastazini Junior, secretário do Departamento Científico de Dermatologia da Associação Paulista de Medicina, um dos maiores motivos é bastante claro: "A grande maioria das ocorrências é desencadeada por exageros ou falta de cuidados em relação ao sol”.

Além disso, ter pele e olhos claros e histórico familiar ou pessoal de câncer de pele aumentam mais ainda o risco de ter a doença, sendo o Carcinoma Basocelular o tipo mais comum. Ele pode surgir como uma lesão elevada e brilhante ou como uma ferida que não cicatriza e cresce lentamente. Já o melanoma tem como uma de suas possíveis origens as pintas na pele, portanto, fiquem sempre de olho nas manchinhas da pele que mudam de formato e tamanho. 

Alguns especialistas desenvolveram uma regrinha bem fácil que indica as características que devem ser observadas frequentemente. Ela é chamada de regra ABCD! Confira:

A - Assimetria

B - Bordas irregulares

C - Mais de uma cor

D - Diâmetro maior que seis milímetros

O secretário ainda alerta que também existem várias doenças que são desencadeadas ou agravadas pelo sol, “como lúpus eritematoso e alguns tipos de dermatites alérgicas”. Por isso, algumas dicas para se proteger do sol são “evitar a exposição, principalmente nos horários de grande incidência de radiação ultravioleta, das 10h às 16h, além do uso diário de filtro solar”.

Usar itens chamados de barreiras, como chapéus e óculos escuros com proteção UV, evitar o uso do bronzeador -- que potencializa o efeito do sol, aumentar o consumo de água e frutas para manter a hidratação são dicas curciais para ajudar na prevenção doenças de pele.