Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Gengivite gravídica

Você sabia que gengivite em grávidas pode provocar o parto prematuro? Entenda o procedimento que Gabi Brandt realizou

Dentista Rachel Abreu, que cuida da saúde bucal de Gabi, fez um alerta sobre gengivite gravídica

Máxima Digital Publicado em 20/08/2020, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabia que gengivite em grávidas pode provocar o parto prematuro? Entenda o procedimento que Gabi Brandt realizou - Reprodução/ Instagram
Você sabia que gengivite em grávidas pode provocar o parto prematuro? Entenda o procedimento que Gabi Brandt realizou - Reprodução/ Instagram

Já sabemos da importância do pré-natal, assistência médica à gestante durante os nove meses de gravidez, não é mesmo?

Contudo, outro pré-natal importantíssimo é o odontológico. A saúde bucal das futuras mamães pode ter mudanças por conta das alterações hormonais, e assim, a grávida pode sofrer com inflamação na gengiva já que ficam mais sensíveis. 

Devido à gengivite ser muito comum nas grávidas, a dentista Rachel Abreu, responsável por cuidar de diversas famosas, conversou com a Máxima Digital e explicou a importância do assunto.

"Por conta das alterações hormonais, a gestante pode ter uma resposta exacerbada das estruturas periodontais de suporte, provocando a gengivite. Devido a isso, ela precisa fazer um acompanhamento com um profissional para evitar problemas da saúde bucal de maneira geral, porque a bactéria e a inflamação gerada pela contaminação do dente libera mediadores químicos que entram na corrente sanguínea e podem chegar até o feto, podendo até resultar em um parto prematuro", disse Rachel.

Segundo estudos das universidades Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e Miguel Hernández de Elche, na Espanha, gestantes com periodontite - infecção que destrói a gengiva e até os ossos que dão suporte aos dentes - correm um risco duas vezes maior de passarem por um parto prematuro, com menos de 37 semanas de gravidez.

As irmãs dentistas Erika e Rachel Abreu cuidam da saúde bucal de diversas famosas gestantes , como a atleta Kyra Gracie e influenciadora Gabi Brandt.

A esposa de Saulo Poncio, que espera seu segundo filho e está com 16 semanas, inclusive teve uma infiltração e precisou trocar as lentes de contato dentais durante a gestação. As especialistas explicam que, se necessário, as grávidas podem fazer todos os tratamentos nos dentes durante este período. 

"Qualquer tratamento não emergencial, a gente dá prioridade no segundo trimestre, mas a gente pode fazer em qualquer momento da gestação, porque existem anestésicos apropriados para a gestante", afirmam as profissionais.

Arquivo Pessoal