Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Amor ou carência?

Voltar com o ex na quarentena? Amor ou apenas carência? Saiba como identificar o sentimento

A psicóloga Marina Prado Franco ajuda a entender melhor o que o coração está dizendo neste período

Máxima Digital Publicado em 16/04/2020, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Voltar com o ex na quarentena? Amor ou apenas carência? - Freepik
Voltar com o ex na quarentena? Amor ou apenas carência? - Freepik

A quarentena está mexendo com o coração da população. Com isso, a vontade de retornar ao passado vem. Mandar mensagem? Ligar? Ou deixar de lado?

Voltar com o ex? Como saber se é apenas carência ou o amor voltou? A psicóloga Marina Prado Franco, formada pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, conversou com a Máxima Digital e auxiliou como identificar o que está acontecendo no momento.

Para a psicóloga, este período de quarentena faz com que as pessoas contestem o que houve e a carência se torna a protagonista na confusão entre os sentimentos.  

MÁXIMA DIGITAL: A quarentena pode fazer você querer voltar para o seu ex. Como saber se ainda é amor ou apenas carência?

MARINA PRADO FRANCO:A quarentena pode sim ser um fator que mexa com os nossos sentimentos. Que mexa com a carência, com a solidão. Isso nos deixa vulnerável em vários aspectos. Isso faz com que a gente queira buscar uma segurança, um conforto. Isso pode ser um fato que sirva como um gatilho, um motivador, para que a gente queira procurar um ex. Uma das coisas que vai ajudar nessa diferenciação de saber se estou procurando por amor ou por carência é ver o antes e depois. Antes de começar tofo esse processo de isolamento, como eu estava em relação ao meu ex? Os motivos do término? Eu já tinha essa dúvida ou rugiu agora? Eu sinto vontade de voltar com ele só quando eu estou carente, sozinho? Isso podem ser fatores que nos ajudem a diferenciar. 

MÁXIMA: Você acha que nesse período de quarentena é possível que as pessoas repensem em retornar o relacionamento com o ex?

MARINA:Sim, esse momento pode sim ser um período que nos deixe mais vulnerável a voltar com o ex ou para pensar em voltar com o ex. Porque o ser humano tem uma necessidade de ter uma conexão, um contato físico. Então, nesse momento de vulnerabilidade, a pessoa pode se sentir carente, insegura. Pode começar a duvidar se tomou a decisão certa e esquecer as questões que levaram ao término. Isso pode fazer com que a pessoa confunda a carência com o querer voltar com o ex. 

MÁXIMA: Antes da quarentena víamos muitos relacionamentos superficiais. Você acha que a esse período pode fazer as pessoas voltarem a querer algo mais sério e por isso querer voltar para o ex?

MARINA:Sim, o isolamento pode fazer com que as pessoas retomem aquele tipo de relacionamento que já estava esquecido. Uma ligação profunda, de almas, emocional muito mais intensa do que relacionamentos que tem como ingrediente só a química, faz com que a relação possa durar mais. Isso pode trazer uma mudança pela restrição de contato, as pessoas aprofundam mais a relação, de querer algo mais sério. Por conta disso, a situação pode virar um motivador para a pessoa querer voltar com o ex, porque a pessoa não se dá a chance de viver novas oportunidades e só resta a lembrança do ex. 

MÁXIMA: Muitos dizem que quando a gente termina e pensa em voltar só se lembra das coisas boas do ex. Como saber se o que você sente ainda é amor?

MARINA:Quando o ser humano pensa em voltar com o ex, sim. Ainda mais neste período de carência. Na hora que ele toma a decisão nesta situação, é muito por impulso. Ele não para apara avaliar o que aconteceu no passado e nem o que ele está sentindo naquele momento. Como saber se ainda é amor? Você deve tentar distinguir o que está acontecendo ali. Se é amor, saudade ou insegurança e solidão. 

MÁXIMA: E como identificar se é apenas carência da quarentena?

MARINA:Quando for uma questão ligada à carência da quarentena, você vai perceber o movimento completamente diferente e um divisor de águas entre o momento de isolamento versus quando a pessoa tinha uma vida social ativa. Se isso é uma carência, como essa pessoa está se sentindo na maior parte do tempo na quarentena? A pessoa se percebe com medo, carência, solidão? Isso pode ser uma coisa que faça com que a pessoa queira voltar com o ex. Você confunde isso com a falta e a saudade do ex. Você deve observar como você está se sentindo neste período de quarentena.