Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Xô, mau hálito!

Dicas para combater o problema

Paula Lima Publicado em 16/11/2015, às 12h49 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a combater o mau hálito  - Shutterstock
Aprenda a combater o mau hálito - Shutterstock

Nada mais desagradável do que conversar com alguém que sofre de mau hálito... São vários os fatores que levam ao problema, também chamado de halitose – o principal deles é a saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada, amarelada ou amarronzada que se forma no fundo da língua). De acordo com o dentista Mario Groisman, membro da Associação Brasileira de Odontologia e mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, é fundamental investir numa boa higiene bucal para combater o mau hálito. “Aposte na escovação e no uso do fio dental duas vezes ao dia e depois de ingerir alimentos com odor forte. Também escove a parte de trás da língua,  sem machucá-la, apenas para remover a camada de muco”, recomenda. Veja outras dicas do especialista:


* Fuja de alimentos como ketchup, mostarda, picles, alho e cebola – eles só pioram o mau cheiro.

* Beba bastante água.


* Invista nos alimentos crus, principalmente nas frutas, que são ótimas para a limpeza dos dentes.

* Escove os dentes depois de consumir chicletes e balas – eles até disfarçam o mau cheiro por um tempo, mas geralmente contêm açúcares que, em excesso, podem levar à cárie.

* Intercale o consumo de bebida alcoólica com água, já que o álcool diminui o fluxo da saliva, ressecando a boca e causando o mau cheiro.

* Respirar pela boca também provoca ressecamento, promovendo uma descamação excessiva de células da mucosa bucal. Por isso, respire sempre pelo nariz.

* Use fio dental. Assim você retira o excesso de comida dos dentes e evita o aparecimento do mau cheiro.