Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Xô sinais de velhice! Dermatologista dá 10 dicas para evitar o envelhecimento precoce da pele do rosto

Dê adeus às rugas e confira 10 dias que vão te ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele do rosto

Máxima Digital Publicado em 08/10/2019, às 11h20 - Atualizado às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dermatologista dá 10 dicas de como evitar os sinais de expressão no rosto - Getty Images
Dermatologista dá 10 dicas de como evitar os sinais de expressão no rosto - Getty Images

Você sabia que a radiação solar é a grande responsável pelo envelhecimento da pele? Mais do que a idade, é o quanto você se expõe ao sol ao longo da vida que determinará se a sua pele do rosto terá uma aparência mais ou menos envelhecida do que realmente é.

“Mais de 70% do envelhecimento da pele do rosto tem a ver com sol e não com a idade da pessoa”, afirma o médico dermatologista Sérgio Schalka.

Esse é um dos alertas do movimento Sinta Sua Pele, que visa ressaltar a importância da fotoproteção. “O efeito da radiação no DNA das células tem efeito cumulativo. Proteger adequadamente com uso de protetor solar diariamente, com FPS mínimo de 30, é a mais eficiente forma de evitar o envelhecimento”, ressalta o especialista e consultor da campanha.

GOSTOU? ENTÃO, CONFIRA 10 DIAS PARA EVITAR O ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE DO ROSTO

 1 – Proteger do Sol
70% do processo de envelhecimento da face vem da ação dos raios solares. Proteger adequadamente com uso de protetor solar DIARIAMENTE, com FPS mínimo de 30, é a mais eficiente forma de evitar o envelhecimento.

2 – Uso de cremes hidratantes
A hidratação da pele deve ser feita através do uso de cremes hidratantes, capazes de restabelecer a barreira cutânea, espécie de “parede” na superfície da pele que evita a penetração de agentes externos, assim como a perda de elementos internos, como sais e água, por exemplo. A pele hidratada também mantém sua elasticidade.

3 – Evitar uso de sabonetes agressivos
A limpeza do rosto deve ser feita com produtos delicados, capazes de remover as sujeiras sem comprometer a barreira cutânea. Mesmo as pessoas de pele oleosa devem evitar produtos de limpeza mais agressivos. Acabou a era do produto que limpa até deixar a pele sequinha. Pele saudável é pele hidratada.

4 – Evitar banhos muito quentes
A água quente desengordura a pele e retira dela a proteção natural. Banhos mornos são os mais adequados.

5 – Uso de antioxidantes
Cremes que contenham antioxidantes ajudam no combate aos radicais livre que prejudicam o funcionamento normal das células e predispõe ao aparecimento de manchas e rugas, além da perda de firmeza, brilho e elasticidade.

6 – Proteger contra os efeitos da poluição
Depois do sol, a poluição é o maior envelhecedor da pele. Limpeza adequada, mas não agressiva, e o uso de cremes antipoluição são bem-vindos.

7 – Alimentação saudável e balanceada
Ingestão de fontes equilibradas de proteínas, carboidratos e lipídeos, juntamente com vitaminas e oligoelementos, são importantes para a nutrição da pele.

8 – Ingestão de água
Água é elemento essencial para a vida. Pele saudável também depende de uma boa hidratação interna.

9 – Colágeno e antioxidantes orais
O uso da combinação de derivados do colágeno e antioxidantes orais, nos nutracêuticos, demonstraram em estudos que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce da face.

10 – Hábitos saudáveis
Dormir bem, reduzir o estresse, ter momentos de lazer e descanso, viajar, divertir-se, garantem a saúde da nossa mente e da nossa pele. Pele saudável é a pele de uma pessoa feliz.