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Mitos e verdades sobre a prática de exercícios

Na hora de perder peso, muitas pessoas se entregam a mitos que, além de não serem efetivos, podem prejudicar a saúde

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 04/08/2015, às 15h30 - Atualizado em 18/11/2019, às 10h06

exercício
exercício - Shutterstock

Quando a vontade de emagrecer bate forte, é quase impossível não se entregar a receitas milagrosas e dicas de treinos vindas de qualquer lugar da internet. Mas a verdade é que isso pode te fazer perder tempo e até prejudicar sua saúde. Segundo a educadora física Juliana Oliveira, da Contours, mesmo as dicas que já deram certo para uns, podem não funcionar da mesma maneira para outros. . “Os alunos passam suas experiências na academia para os amigos, parentes e pessoas próximas. O problema é que nem sempre o que funciona para um, dá certo para outro. Seguir dicas de quem não é profissional é arriscado,” explica.

 
- Trinta minutos por dia é um tempo suficiente para praticar exercícios e obter resultados?
VERDADE. 30 minutos é tempo suficiente para atingir resultados. "O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluna", diz Juliana.
 
- Suar significa emagrecer?
MITO. Suar não queima calorias, somente aumenta a perda de água e sais minerais do corpo. Ao eliminar a água do corpo, é possível sentir uma sensação de leveza. Mas após a reposição do liquido o peso corporal continuará o mesmo
 
- Quem quer deixar o sedentarismo, deve preparar o corpo antes de começar uma atividade física? 
VERDADE. O fisioterapeuta esportivo Glauber Alvarenga explica que sim, principalmente em atividades de impacto. "Exercícios de fortalecimento muscular para os membros inferiores podem prevenir futuras lesões e até mesmo melhorar seu rendimento no esporte", alerta. Mas anote aí: o aquecimento é fundamental, independente do esporte escolhido! 
 
- Malhar em jejum traz melhores resultados?
MITO. Treinar em jejum não ajuda a emagrecer e ainda pode fazer com que a pessoa se sinta mal, tenha tonturas ou até desmaie. Isso acontece devido a queda do nível glicogênico, responsável por dar energia ao corpo. 
 
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