Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
POLÍTICA

Santa Catarina avança na proibição de crianças em Parada LGBT+

Deputados aprovaram por unanimidade projeto que veda participação de menores de 18 anos

Ezatamentchy Publicado em 06/05/2024, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chefe da Casa Civil já foi avisado sobre o avanço da proposta - Secom/Reprodução
Chefe da Casa Civil já foi avisado sobre o avanço da proposta - Secom/Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade no último dia 30 a proposta que proíbe a participação de crianças e adolescentes nos desfiles relacionados à Parada do Orgulho LGBT+ no Estado. A proposta é da deputada estadual Ana Campagnolo (PL) e considera a Parada LGBT+ “ambiente impróprio” para menores de 18 anos.

Se transformada em lei, a proposta prevê multa em caso de descumprimento da proibição: R$ 10 mil por hora de indevida exposição da criança ou do adolescente. A responsabilidade de garantir o cumprimento da lei será dos realizadores do evento e de seus patrocinadores.

Proposta não recebeu foto contra

Além da multa, pais ou responsáveis ainda podem ser notificados pelo Conselho Tutelar. Os autos de infração serão emitidos por agentes públicos designados, sendo então registrados como dívida ativa do Estado. As execuções decorrentes dessas infrações ficarão sob responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado.

Na quinta-feira, 2 de maio, um ofício foi enviado da Assembleia ao Governo do Estado anunciando a aprovação do projeto na CCJ.

Por Ezatamentchy