Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

6 sinais de que seu pet está com vermes

Os principais sinais incluem perda de peso, diarreia e abdome inchado

Máxima Digital Publicado em 15/08/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
6 sinais de que seu pet está com vermes - Shutterstock
6 sinais de que seu pet está com vermes - Shutterstock
1. Perda de peso
“Os vermes se alimentam de proteínas e/ ou sangue, isso faz com que o animal filtre menos nutrientes do que realmente precisa. Além disso, eles provocam lesões que comprometem a digestão e dificultam a absorção dos alimentos”, explica Bárbara Benitez, médica veterinária da Equilíbrio, linha da Total Alimentos. 

2. Modificação na pelagem
Se o pelo estiver fosco e/ou desajeitado, pode indicar a presença de um parasita. Isso porque a má absorção de nutrientes influencia na saúde dos fios. 

3. Barriga com volume aumentado
Um abdome com vermes tende a ficar inchado. “Para ter certeza, apalpe o local e note se o animal sente desconforto”, diz Bárbara.

4. Alteração gengival
Quando está saudável, ela tem coloração rosada. Se estiver pálida e/ou branca, sinaliza uma anemia ou outro sintoma que pode ser provocado por um parasita. 

5. Diarreia
Verifique a situação das fezes do animal. “Quando escuras ou esverdeadas indicam que os parasitas estão com sangue, a chamada necatoríase – doença ocasionada por vermes que se fixam nas paredes do intestino delgado e causam sangramento. Muitas vezes também dá para observar ovos de parasitas nas fezes”, completa. 

6. Mudanças comportamentais
Perceba se o cão ou gato está roçando o bumbum no chão – é sinal de coceira por vermes na região do ânus.