Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 cuidados na hora de usar a panela de pressão

Tem gente que não vive sem ela, mas muitos têm pavor e fogem da panela de pressão. E o medo é compreensível, já que o mau uso do utensílio pode causar uma explosão. Veja como se proteger:

Máxima Digital Publicado em 21/02/2018, às 15h50 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Ela faz milagre na cozinha, mas pode ser um perigo se usada do jeito errado
Ela faz milagre na cozinha, mas pode ser um perigo se usada do jeito errado - iStock

* Em primeiro lugar, verifique se o utensílio tem o selo do Inmetro. O certificado assegura que os fabricantes cumprem com os requisitos básicos de segurança.

*Durante o cozimento, observe se a válvula está funcionando bem. Ela deve estar soltando a pressão. Se isso não estiver acontecendo, a válvula pode estar obstruída. Neste caso, desligue o fogo, espere a pressão sair por completo e limpe a válvula.

* A limpeza da válvula deve ser feita com água quente e um alfinete.

* Antes de abrir a panela, verifique se ainda há pressão, levantando o pino. Caso haja dificuldade para movimentar os cabos, quer dizer que ela ainda está pressurizada. Não force para abrir. Remova a válvula de trabalho e derrame água fria para esfriá-la e reduzir a pressão interna.

*Na hora de limpar, remova a borracha com cuidado, lave-a com água quente e detergente neutro e recoloque-a na tampa. Substitua por uma nova de tempos em tempos.

*Por segurança, não deixe a comida ultrapassar 65% da capacidade da panela. Ou seja, se ela comporta 5 litros, coloque apenas 3 para cozinhar. Normalmente, no interior das panelas tem uma marca mostrando o limite. Respeite-o!

*Fique atenta ao preparar cevadinha, aveia e ervilha seca. Esses itens podem fazer espuma e obstruir a saída de vapor. Lentilha também não deve ir na pressão, pois o grão pode entupir a válvula.

Consultoria: Lucia Sequerra, coordenadora do curso de gastronomia da Estácio (SP)

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI