Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Acerte na pintura!

Mudar o visual do lar, doce lar, pode ser mais fácil (e acessível) do que parece: basta alterar a cor das paredes. Saiba o que levar em conta para escolher a tinta ideal

Texto: Carmen Cagnoni Publicado em 05/11/2015, às 13h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

A cor Babosa, da Suvinil, é uma opção moderna para a primavera
A cor Babosa, da Suvinil, é uma opção moderna para a primavera - Divulgação

Com tantas opções disponíveis no mercado, é normal que o consumidor fique com muitas dúvidas na hora de optar pelo material adequado. “É importante utilizar o correto, para que a pintura tenha durabilidade e fique de acordo com a expectativa”, explica Mauro Porto, gerente de marketing de produto da Suvinil. Fique por dentro de seis pontos a considerar na hora da compra.

Tipo
O primeiro diz respeito ao local da pintura: ele está localizado na parte interna ou externa da casa? Para a parte interna vale considerar que em locais de grande circulação, ou ambientes que tenham criança ou animal de estimação, a tinta que oferece maior durabilidade é a melhor opção, pois facilita a limpeza. Com relação às áreas externas, as intempéries fazem com que a tinta desbote mais rapidamente, desgaste e acumule sujeira. Neste caso vale investir em produtos com alta tecnologia.

Acabamento
A escolha é muito pessoal, mas quanto mais brilho a tinta tiver, mais as imperfeições da parede ficarão aparentes. As texturas foscas tendem a colaborar mais nesse caso, pois possuem menor quantidade de brilho na fórmula. Por outro lado, tendem a reter mais sujeira. Isso ocorre porque a maioria delas apresenta poros, onde a sujeira pode se fixar. Já as tintas com brilho tendem a apresentar uma película menos porosa, facilitando a limpeza.

Cor
É muito importante para determinar as sensações que os ambientes irão proporcionar e podem assumir diferentes significados de acordo com o contexto no qual está inserida. Pensando na primavera, o verde das folhas que brotam (este ano representado pelo verde amarelado Guacamole), dá um frescor jovem à decoração. De acordo com a consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer, esta é a cor do novo, da renovação. “Uma parede, chão ou teto neste tom traz aconchego e energia ao ambiente, provenientes do calor da tonalidade. Ao mesmo tempo, nos equilibra, pois é a cor símbolo da natureza”, avalia. Outros verdes importantes nesta temporada são Árvore da Felicidade e Floresta Temperada, tonalidades mais robustas que refletem jardins verticais, plantas e terrários cada vez mais presentes nas residências. A ideia da consultora é brincar com diferentes degraus de tons para criar uma atmosfera deliciosamente tranquila e equilibrada e, ao mesmo tempo, quebrar a monotonia do ambiente. “Grafismos como listras ou blocos quadriculados de diferentes tamanhos em uma parede de destaque também são formas criativas de brincar com a profusão de verdes”, sugere.

Saúde
Dê preferência para as tintas que possuem fórmula à base de água. Elas apresentam baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), por conta da utilização da água como solvente na composição. Entre outras vantagens, minimiza os problemas alérgicos e de irritação respiratória, além de possuir baixíssimo odor e causar menos impacto ao meio ambiente.

Manutenção
Depois da pintura, é importante guardar uma pequena lata de tinta de cada cor usada para futuros reparos. Além disso, a limpeza das paredes é uma ação presente no nosso cotidiano e é importante para manter o efeito bem conservado. Marcas de giz de cera, graxa e solado de borracha, por exemplo, são difíceis de remover com água e detergente, mas podem ser eliminadas facilmente com um removedor utilizado em limpeza doméstica.

Teste antes
Por fim, para ajudar na decoração, busque informação. A Suvinil, por exemplo, tem aplicativo (Crie Suvinil) e site com conteúdos exclusivos para inspirar o consumidor na concepção dos ambientes, além de informações sobre produtos e cores – na homepage também é possível calcular a quantidade de tinta necessária para o trabalho. Vale acessar antes de decidir!

Foto ambiente: Divulgação/Suvinil
Cadeira branca e mesa Artesian; cadeira Benedixt; banco e escultura aramada A loto of; aparador Desmobília; cerâmicas Kimi Nii,; xícara Estudio Manus

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI