Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Ano novo, decoração nova

A designer de interiores Elis Arantes dá dicas de como repaginar a casa

Gabriella Gouveia Publicado em 25/12/2016, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mudar as capas das almofadas e trocar o tapete, são alterações pequenas, mas que já trazem outra atmosfera ao ambiente - Shutterstock
Mudar as capas das almofadas e trocar o tapete, são alterações pequenas, mas que já trazem outra atmosfera ao ambiente - Shutterstock

Após a passagem das festas de final de ano e férias, é comum voltar para casa e sentir a necessidade de mudar para receber o ano que se inicia. De acordo com a designer de interiores, Elis Arantes, uma simples pintura já garante novos ares ao espaço. “Papéis de parede, tecidos e adesivos também são ótimas soluções. No caso dos adesivos, o interessante é poder criar estampas ou imprimir imagens de sua preferência, além disso, há o custo-benefício e a fácil aplicação”, ensina a designer.


Para não errar ou enjoar rapidamente da decoração, a designer indica tons neutros tanto nas paredes como nos mobiliários e marcenaria, que acabam sendo mais permanentes. “Claro que uma casa toda em tons neutros pode ficar sem vida e sem personalidade, aí entram os objetos decorativos como tapetes, almofadas, vasos, quadros e espelhos, que são acessórios de fácil troca e menor valor, assim podemos abusar”, aconselha ela.


Sempre preocupada com o meio ambiente e a utilização de soluções sustentáveis, Elis indica: “Em primeiro lugar procure sempre reaproveitar o que você tem, seja doando a alguém ou reformando, evitando assim, lixos e entulhos. Procure saber se a madeira que está utilizando no piso ou mobiliário é de reflorestamento, isto é muito importante! No quesito decoração há as peças artesanais que são a fonte de economia de setores específicos e dão personalidade ao ambiente”.

A profissional ainda dá dicas para repaginar cada cômodo de sua casa:


No living: um tapete e almofadas podem dar uma nova aparência ao living, além de outros objetos decorativos como quadros, por exemplo.


Na cozinha: Existem adesivos imitando ladrilho hidráulico ou, até mesmo, pastilhas autoadesivas que qualquer pessoa consegue aplicar. Uma horta em vasinhos traz vida a qualquer cozinha, verde é sempre bem-vindo.


No quarto:A roupa de cama pode mudar completamente um ambiente, assim como uma luminária de cabeceira ou fotos pessoais, que além de trazer personalidade ao ambiente o deixa com mais "vida".