Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dicas de organização para arrumar a casa inteira

Viver num ambiente bagunçado pode atravancar a vida da gente, sabia? Aproveite, então, o início do ano e as nossas dicas para arrumar a baderna e renovar as energias da sua casa

Máxima Digital Publicado em 16/02/2018, às 16h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cozinha arrumada é essencial para o bom funcionamento da casa - iStock
Cozinha arrumada é essencial para o bom funcionamento da casa - iStock

COZINHA »
ARRUME A DESPENSA e separe os alimentos por categorias: farináceos, grãos, latarias... Aproveite e jogue fora o que estiver vencido. Ah, os produtos abertos devem ir para potes fechados, etiquetados com nome e validade.

PANOS DE PRATO devem ficar perto da pia, e as panelas, do fogão. Disponha os copos perto da geladeira. Pratos, talheres e toalhas ficam próximos da mesa de jantar.

ÁREA DE SERVIÇO »
ORGANIZE OS PRODUTOS DE LIMPEZA em cestos ou caixas plásticas, em quatro categorias: cuidados com as roupas, móveis, chão e banheiro. Você também pode criar uma subcategoria: limpeza diária, com aqueles itens que você usa no dia a dia.

 VASSOURAS, RODOS E PÁS devem ser pendurados em ganchos que podem ser fixados na parede ou atrás de alguma porta.

QUARTO »
SE NÃO TIVER MUITO ESPAÇO no cabideiro, use as gavetas e prateleiras para as camisetas, bermudas e moletons. Empilhe tudo mantendo a separação por tipo, estação e cor.

PEÇAS POUCO USADAS, como vestidos de festa, precisam ser protegidas por capas. Use as de TNT. Plástico pode mofar a roupa!

QUARTO DAS CRIANÇAS »
ORGANIZE OS BRINQUEDOS em caixas plásticas, baús ou cestos. Podem ser coloridos com motivos do personagem preferido dos pequenos ou transparentes, assim eles visualizam o que tem dentro. Prefira os que tenham tampas para evitar pó!

SE VOCÊ NÃO TEM MUITO espaço, coloque uma sapateira transparente atrás da porta para miudezas, bichos de pelúcia e bonecas. Em cada bolso, guarde um tipo de brinquedo.

PAPELADA »
TENHA UMA PASTA SANFONADA para guardar as contas do ano em vigência. Em cada divisória, coloque uma categoria: conta de luz, de água, de gás, colégio das crianças... Assim é só abrir e guardar depois de pagá-las.

AS NOTAS FISCAIS podem ficar numa pasta de plástico.

O IDEAL É QUE CADA MEMBRO da família tenha uma pasta (de cor diferente) para guardar documentos: certidão nascimento/casamento, RG, CPF, título de eleitor e comprovantes de voto, carteirinha de vacina, carteirinha do clube, diplomas, etc. Você pode ainda criar uma divisória dentro da pasta com documentos pessoais e profissionais.