Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / ELEIÇÕES 2024

Brasil já conta com pelo menos 132 pré-candidaturas LGBT+

Boletim divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+ mapeia nomes em todo o País

Ezatamentchy Publicado em 25/04/2024, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nascimento: não temos preferência por nenhum partido - Reprodução
Nascimento: não temos preferência por nenhum partido - Reprodução

O Brasil já registra, para as Eleições de 2024, pelo menos 132 pré-candidaturas LGBT+ cadastradas. Esses dados foram revelados no primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+ e divulgado nesta semana.

O boletim parcial mostra que há uma concentração significativa das pré-candidaturas dessa comunidade nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, enquanto as regiões Centro-Oeste e Norte apresentam números menores. Até o momento, o Estado de São Paulo lidera com o maior número de pré-candidatos a vereança e prefeitura (34), seguido pelo Rio de Janeiro, com 22, e pelo Paraná, com 14.

Minas Gerais e Pernambuco têm nove pré-candidatos cada, enquanto o Rio Grande do Sul apresenta dez, e a Paraíba, seis. Bahia, Ceará e Santa Catarina têm cinco pré-candidaturas cada. Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Norte registram quatro pré-candidaturas cada um, enquanto o Maranhão aparece com três. Pará, Goiás e Sergipe contam com duas pré-candidaturas cada, enquanto Amazonas e Tocantins têm apenas uma cada.

Entre as pré-candidaturas cadastradas, 46 são filiadas ao PT, 25 ao PSOL, 18 ao PDT, 13 à Rede Sustentabilidade e 13 ao PSB. Outros partidos também têm representação, com cinco pré-candidatos filiados ao PV, seis ao Podemos, quatro ao Cidadania, quatro ao Progressistas, cinco ao MDB, três ao PCdoB, dois ao PSD e dois ao Solidariedade. Partidos como Republicanos, AGIR, União Brasil e Partido da Mulher Brasileira (PMB) têm apenas uma pré-candidatura cada.

Quanto à orientação político-ideológica, 94 pré-candidatos se identificam como de esquerda, 33 como centro-esquerda, 12 como centro, sete como extrema-esquerda, dois como de direita e dois como centro-direita. Outro dado relevante é que 52,7% dos pré-candidatos são pessoas negras (pretas e pardas), totalizando 79 pré-candidaturas.

O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, Cláudio Nascimento, informou à Agência Brasil que, no programa, o objetivo é estimular maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições, de caráter suprapartidário. "Não temos preferência por nenhum partido, porque é um trabalho não governamental, e entende que cada um se organiza do jeito que achar melhor.”
Ele também celebrou o resultado da primeira parcial do programa este ano, tendo em vista que, em abril de 2020, o número de pré-candidaturas não chegava a 30. Uma nova parcial deverá ser divulgada a cada uma ou duas semanas.
Por Ezatamentchy.