Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / ARTE-SE

Cidade do Rio abre centro de cultura queer

QueeRIOca é o primeiro centro de referência de arte e cultura da comunidade no Brasil

Ezatamentchy Publicado em 29/04/2024, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espaço fica na Travessa do Comércio, 16 - Tânia Rego/Agência Brasil
Espaço fica na Travessa do Comércio, 16 - Tânia Rego/Agência Brasil
A cidade do Rio de Janeiro (RJ) ganhou no sábado, 27, um novo centro cultural dedicado à produção artística LGBT+. Conhecido como QueeRIOca, este é o primeiro centro de referência de arte e cultura da comunidade no Brasil, com uma ideia surgida durante a pandemia da COVID-19, concebida pela atriz e fundadora da companhia de teatro "Os Dezequilibrados", Cristina Flores, e sua esposa, a roteirista, escritora, compositora e atriz Laura Castro.
O conceito foi transformado em um espaço aberto para a produção de artistas LGBT+ (Agência Brasil)
Antes da pandemia, o casal havia inaugurado um espaço chamado Jardim, localizado no terraço de sua residência. No entanto, com a chegada da pandemia, o espaço teve que ser fechado. Mantendo-se conectadas à comunidade LGBT+ e buscando formas de continuar sua expressão artística, Cristina e Laura começaram a desenvolver a QueeRIOca como uma residência artística, onde artistas poderiam trocar experiências por meio de vídeos, podcasts e encontros presenciais de forma segura.
O projeto foi inscrito no primeiro edital Foca - Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio, e obteve o segundo lugar, porém, não recebeu financiamento para sua execução. Com o fim da pandemia, a prefeitura lançou o Projeto Reviver Cultural Centro, o que levou Cristina e Laura a repensarem a QueeRIOca como um espaço público no centro do Rio de Janeiro, em um casarão histórico. O conceito foi transformado em um espaço aberto para a produção de artistas LGBT+, promovendo residências artísticas e intercâmbio cultural.
QueeRIOca: residência artística, troca de experiências e encontros de forma segura (Agência Brasil)
A inauguração do espaço contou com a primeira mostra intitulada "DiferENTRE", uma exposição de artes plásticas que reune 32 artistas, marcando o início das atividades do centro cultural QueeRIOca.
Endereço: Tv. do Comércio, 16 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-080
Telefone: (21) 98668-3025
Por Ezatamentchy.