. - Shutterstock

Confira a receita para desinchar pós-feriado

Especialista em nutrição ensina como acabar com a sensação de inchaço causada pelos excessos do feriado

Gabriella Gouveia Publicado em 24/04/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Com a chegada do feriado, muita gente não resiste às tentações da mesa e acaba exagerando, o que costuma resultar em inchaço e retenção de gases e líquidos. Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, e fundador do programa online Código Emagrecer de Vez, ensina que não existem receitas milagrosas para emagrecer. “O que existe é ciência na prática”, destaca. O programa online desenvolvido pelo especialista já mudou a vida de mais de 5,5 mil pessoas com base em uma alimentação equilibrada capaz de manter o equilíbrio correto entre os hormônios leptina e insulina, verdadeiros responsáveis pelo emagrecimento, sempre devidamente embasado nas mais recentes pesquisas da área.

 Segundo Polesso, uma das coisas que mais contribui com a sensação de inchaço é o excesso de carboidratos, principalmente os refinados e de rápida absorção. “Doces, bebidas adoçadas, bolos, pães, massas, cerveja, tubérculos, entre outros, tendem a causar a retenção de água pelo corpo”. O especialista vai além e lembra que laticínios, feijões e vegetais crucíferos – como brócolis e couve – tendem a contribuir para a sensação de ficar inchado.

 Pensando nisso, o especialista ensina três receitas que ajudam na eliminação da água retida, e que podem ser feitas após os exageros de feriado. “Também recomendo fazê-las durante o feriado, justamente para evitar que esse inchaço aconteça”, explica.

 Confira a receita:

 Apesar de se chamar “sopa” é uma refeição completa, feita à base de frango em cubos e curry. “Este prato não inclui ingredientes que tipicamente retém água, e assim ajuda a eliminar a água retida no corpo”, conta.

 Sopa Thai

Ingredientes

1 lata de leite de coco integral (aprox. 250ml)

3 a 4 colheres de chá de pasta de curry verde (ou curry em pó)

300g a 400g de peito de frango em cubos

1 pepino cortado

Legumes da preferência(sugestões: cenoura, couve-de-folhas, ervilhas, espinafre)

Sal e pimenta

Orégano ou manjericão a gosto

 Modo De Preparo

Em uma panela, despeje o leite de coco e aqueça em fogo médio-alto. Dilua a pasta de curry ou o curry em pó no leite de coco. Quando o leite estiver começando a ferver, adicione o frango em cubos e a cenoura fatiada. Quando o frango estiver cozido, baixe o fogo e adicione o resto dos legumes cortados, e em seguida todos os temperos a sua escolha. Mexa e retire do fogo, sempre com cuidado para não cozinhar demais os legumes.

 

Leia também

5 dicas essenciais para sua alimentação


A vontade de doce não passa? Confira a dica perfeita e saudável sobre a melhor das sobremesas


5 dicas para se deliciar com comidas típicas sem prejudicar a dieta


Não deixe o horário de verão sabotar a sua dieta


Aprenda a controlar o apetite com a chegada do frio


Não deixe o horário de verão sabotar sua dieta