O líquido ajuda na desintoxicação do organismo, que elimina toxinas. Além disso, o chá auxilia no funcionamento intestinal, absorção de nutrientes, aumento da imunidade, diminuição de alergia e intolerâncias alimentares - Shutterstock

Kombucha ajuda no emagrecimento e desintoxica o corpo

Nutricionista Elaine de Pádua explica sobre a bebida que virou febre

Gabriella Gouveia Publicado em 10/04/2017, às 19h20 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Os adeptos e consumidores de alimentos e bebidas orgânicas não podem deixar de conhecer o Kombucha (se pronuncia kom-bu-tchá), um chá milenar oriental que é composto basicamente de bactérias xylinum e de leveduras. Essa bebida fermentada começa a atrair cada vez mais fãs devido à alta divulgação de seus benefícios à saúde. 

A nutricionista Elaine de Pádua, explica alguns deles. “O ácido glicurônico, presente no Kombucha, ajuda na desintoxicação do organismo, que elimina toxinas. Além disso, o chá auxilia no funcionamento intestinal, absorção de nutrientes, aumento da imunidade, diminuição de alergia e intolerâncias alimentares”, comenta.

Fermentada por uma massa contínua macroscópica de microrganismos, presente em outros chás, como o chá verde, mate ou preto, e misturado com água e açúcar, a bebida probiótica ajuda também na melhora da pele, e no auxílio ao emagrecimento.

Com poucas calorias (cerca de 20 gramas de kombu têm 20 calorias), a bebida que virou febre entre famosos e anônimos, pode ser comprada pronta, ou feita em casa. “o chá é feito em casa a partir da colônia de microrganismos que assim como o kefir se multiplicam. É importante lembrar que o consumo não deve ultrapassar mais 300 ml por dia, em adultos”, acrescenta Elaine.

 

Leia também

5 dicas essenciais para sua alimentação


A vontade de doce não passa? Confira a dica perfeita e saudável sobre a melhor das sobremesas


Não deixe o horário de verão sabotar a sua dieta


Aprenda a controlar o apetite com a chegada do frio


7 estratégias para nunca mais engordar


5 dicas para se deliciar com comidas típicas sem prejudicar a dieta