Emerson Ferretti, ex-goleiro do Grêmio, assume ser gay - Instagram
Orientação sexual

Emerson Ferretti, ex-goleiro do Grêmio, assume ser gay

O ex-goleiro do Grêmio Emerson Ferretti assumiu publicamente sua orientação sexual

Máxima Digital Publicado em 19/08/2022, às 16h01

Emerson Ferretti, ídolo e ex-goleiro do Grêmio, assumiu ser um homem gay.

O ex-atleta foi convidado para participar do podcast Nos Armários dos Vestiários, do Globo Esporte, e falou abertamente sobre sua orientação sexual. 

"O ambiente do futebol é muito hostil para um gay, muito mesmo. Eu fico imaginando quantos garotos desistiram de se tornar jogador de futebol por conta disso, por perceberem essa situação. Quantos talentos foram perdidos? O futebol perdeu, os clubes perderam, porque o ambiente realmente não ajuda", declarou ele.

Emerson era titular no time do Rio Grande do Sul quando, em 1993, sofreu uma fratura gravíssima na perna. Por causa da lesão, o goleiro teve que ficar dois anos afastado dos gramados e esse período mexeu com suas emoções e sua saúde mental.

"Eu me joguei desesperado. Na verdade, o desespero era outro, não era um desespero para não tomar gol. A minha vida pessoal, a cada defesa que eu fazia, cada vez que eu me destacava mais dentro de campo, o buraco vazio aumentava também inversamente proporcional. Quanto mais famoso eu ficava, mais difícil se tornava ser gay dentro desse ambiente", falou.

Ele continuou: "Quando eu quebrei a perna, e foi uma lesão grave que poderia inclusive ter acabado com minha carreira, porque quebrou a tíbia e fíbula, eu acabei saindo de cena. […] E foi o que me deu a oportunidade de poder repensar algumas coisas e começar a equilibrar isso. Foi inconsciente, mas foi um ato de desespero mesmo para tentar mudar o rumo das coisas".

Emerson entendeu sobre sua sexualidade e reafirmou que a orientação sexual jamais pode ser levada em consideração para invalidar uma pessoa.

"É possível ser gay, ídolo e ganhar títulos. Dá para ser um jogador talentoso. Dá para ter sucesso no futebol. Eu cumpri minhas obrigações dignamente. Fui profissional e entreguei desempenho, isso acaba me motivando para deixar um legado fora de campo também", disse.

Emerson Ferretti

Leia também

“O Beijo no Asfalto” ainda incomoda em 2024


Edifício Barbarella quer novo perfil de hospedagem LGBT+ no RJ


Capão Redondo recebe ball com artes periféricas e diversidade LGBT+


Anitta e mais uma batalha contra o machismo no Brasil


Projeto musical resgata presença feminina na música


Ney Matogrosso anuncia o maior show de sua carreira