Esquenta Parada LGBTQIAP+: Dicas de como combater a homofobia e melhorar seu ambiente de trabalho - Divulgação
Parada LGBTQIAP+

Esquenta Parada LGBTQIAP+: Dicas de como combater a homofobia e melhorar seu ambiente de trabalho

Confira algumas dicas de como combater a homofobia em seu ambiente de trabalho

Máxima Digital Publicado em 17/06/2022, às 14h00

A Parada LGBTQIAP+ em São Paulo está chegando e traz temas importantes a serem discutidos pela comunidade. 

Para você construir um ambiente mais saudável e empático ao seu redor, confira algumas dicas para combater a homofobia nas empresas.

Antes de qualquer coisa, reconheça seus preconceitos!

Um bom agente de mudanças começa as transformações de dentro para fora!

É de suma importância que você reconheça os preconceitos que cultiva e reflita, principalmente sobre os vieses inconscientes, só então você será capaz de neutralizar as ações decorrentes destes prejulgamentos

Dialogue com seus colegas de trabalho de forma transparente, procure demonstrar suas fragilidades e imperfeições, isso vai incentivá-los a fazer o mesmo.

Evite expressões preconceituosas e corrija quando ouvi-las

O mundo corporativo está cada vez mais consciente e se mostra que será intolerante com as intolerâncias, isto é, não será mais aceito expressões machistas, lgbtfóbicas e outras expressões discriminatórias no ambiente de trabalho.

Por isso, se faz necessário fomentar o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, seguro e estável, mas ainda temos um longo caminho a percorrer!

É importante lembrar que o conhecimento e letramento é peça chave na mudança de nossos atos e pensamentos, por isso, você deve buscar ferramentas que permitam conhecer a linguagem adequada, para proporcionar um ambiente de trabalho livre de preconceitos.

Crie um calendário de atividades de Diversidade e Inclusão

Ter um Calendário de D&I é fundamental para estabelecer uma cultura organizacional sólida. É o tipo de ferramenta que permitirá que você engaje seus colegas, favorecendo a comunicação e o dinamismo no ambiente de trabalho.

Se quiser, pode usar o nosso como inspiração, basta clicar aqui, fazer o download ou veja o anexo que colocamos neste e-mail.

Desenvolva um ambiente de trabalho seguro

Crie estratégias, fomente debates, estabeleça comunicações entre seus colegas e funcionários. Demonstre que está apto(a) a dialogar e que o bem-estar dos indivíduos que compõem sua equipe é importante para você. O Fórum de empresas e direitos LGBTQIAP+ tem ótimas referências de empresas que possuem compromisso com os direitos LGBTQIAP+ para você se inspirar.

Ofereça treinamentos e promova ações de engajamento

Leandro Ziotto, fundador da 4daddy, disse: “Letramento e conhecimento sem engajamento é petulância. Precisamos fazer nosso conhecimento agir para a transformação que queremos no mundo.”.

Vale lembrar que estudos comprovam os impactos positivos, sociais e financeiros, que ações em D&I nas ditas Empresas Humanizadas.

Parada LGBTQIAP+

Leia também

Prefeitura de Paris sai em defesa de drag que carregará a tocha


Onda de calor? Vem ver as fotos refrescantes de Terry Hastings


Escritora lança livro como mãe de homem trans com relatos de outras mães


Bahia quer proibir contratação de condenados por homofobia


Vai ter brasileira no júri do Queer Palm, em Cannes!


STF marca data para discutir uso de banheiros por pessoas trans