corpo em perigo - shutterstock

3 sinais de que seu corpo está em perigo

Listamos alguns dos principais alertas que organismo dá quando o stress alcança níveis altos e preocupantes. Fique ligada!

Máxima Digital Publicado em 16/12/2015, às 17h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

1. Tensão muscular 
É o principal sintoma relatado por quem está estressado - as dores de cabeça estão inclusas aí. Por que acontece? A adrenalinaliberada prejudica o abastecimento de sangue em vários órgãos. O objetivo é enviá-los para os músculos, deixando-os contraídos e aptos para corrermos daquilo que nos ameaça. Resultado? Ficamos travadas e doloridas!

2. Queda de cabelo
"O cortisol engrquece a raiz. Além disso, a tensão consume muita energia do organismo. Para poupá-la, ele deixa de fornecer nutrientes para partes não vitais, daí o cabelo cai", explica o tricologista Valcinir Bedin (SP). "Um termômetro para saber se a situação é preocupante é verificar o travesseiro de manhã. Se tiver mais de seis fios nele, procure um médico"

3. Lapsos de memória
"Em situações tensas o cortisol se concentra sobre o hipocampo, a sede cerebral da memória, prejudicando o seu funcionamento e aumentando, em casos de stress crônico, a perda local de neurônios", relata o neurologista Fábio Sawada Shiba (SP). No entanto, muitas vezes o quadro nem é tão severo e está mais ligado à atenção do que à incapacidade de guardar informações e acessá-las.


Confira mais sinais na MÁXIMA de dezembro. Já nas bancas!

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença