exercicios - shutterstock

4 passos para terminar o ano de bem com o corpo e com a saúde em dia

Hora de se preparar para o verão que vem aí e para o próximo ano. Que tal começar tudo isso com o pé direito?

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 19/11/2015, às 15h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Em uma época do ano que se come tanto e ao mesmo tempo há tanta cobrança para estar em forma, é essencial um cuidado a mais com a saúde. Fugir de planos mirabolantes, por exemplo, já garante que sua saúde não seja afetada pela pressão de estar magra para o próximo verão. Quem quer secar o shape sem colocar a saúde em risco deve ter em mente a dica da fisioterapeuta e consultora da Ibramed Renata Moreira"Para a saúde do corpo em geral, criar uma rotina de exercícios é o primeiro passo, além de uma alimentação saudável. Entretanto, para aquela gordurinha localizada, é preciso um esforço a mais", explica. 

Para ajudar nessa missão, a especialista fez um plano com 4 passos para emagrecer sem risco. Vamos colocar em prática?

Mente tranquila, barriga magrinha: Um estudo realizado pela Universidade de Yale, nos EUA, aponta que o estresse é um dos vilões para quem quer uma barriga seca. Quando o cortisol - hormônio do estresse - é produzido em maior quantidade, o corpo acumula gordura em volta dos órgãos, aumentando o inchaço da barriga. 

Sete horas de sono, pelo menos: Enquanto dormimos, o metabolismo acelera e o organismo transforma rapidamente gordura em energia, ao invés de estocá-la. Além disso, uma boa noite de sono regula os hormônios - inclusive o cortisol - deixando o corpo menos estressado e ansioso. 

Faça qualquer tipo de exercício: Inclua o exercício físico em sua rotina, independentemente de questões de tempo, limitações, oportunidade ou até situação financeira. Substitua o carro pela bicicleta, a escada pelo elevador, vai correr com seu cachorro. "Além da queima de calorias, o exercício coloca o corpo em sintonia, o que diminui o estoque de gordura", explica Renata. 

Coma bem sem fazer dietas malucas: O corpo precisa de energia. Caso haja diminuição drástica nas calorias ingeridas, o próprio organismo entra em alerta e, ao invés de transformar gordura em energia, ele irá estocar no abdômen. Coma regularmente de três em três horas, evite gorduras, industrializados, processados e frituras e abuse das proteínas, legumes e vegetais. Para a barriga, os alimentos com fibras são os mais indicados por proporcionar o desinchado da região e o melhor funcionamento do intestino. 


Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença