metabolismo - Shutterstock

6 Dicas para acelerar o metabolismo

Com o treino ideal e a alimentação correta, é possível acelerar ainda mais a eliminação de gordura

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 27/04/2015, às 11h33 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Na hora de eliminar as gordurinhas, você ja culpou o próprio organismo pela demora no emagrecimento? A maioria das pessoas, sim. Cada ser humano possui um ritmo - algumas pessoas queimam calorias mais rápido do que outras - mas isso não deve ser desculpa para se acomodar! Se você é daquele tipo de pessoa que mesmo mantendo uma alimentação saudável  sofre com a balança, a culpa pode estar na sua capacidade metabólica. “Quando ela está boa, geralmente a pessoa não tem problemas para manter o peso, mas se há uma desordem em relação a isso, há necessidade de trabalhar os processos para que se corrija a questão”, explica Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da rede de academias Bio Ritmo. 

+ Controle sua hiperglicemia

Anote as dicas:
- Beba muita água! Ela é fundamental para o funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular.  Ingerir água gelada faz com que o corpo trabalhe mais para adequar a temperatura da água ao corporal, e este processo acelera o metabolismo. 

Alimentos ricos em vitamina C e cálcio, como o brócolis, colaboram para uma diminuição na porcentagem de gordura corporal por possuir grandes concentrações de ácido alfa-lipóico, que assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina.

- Insira salmão no seu cardápio. Além de ser delicioso, ele é rico em ômega-3, um acido graxo essencial que previne doenças cardiovasculares e aumenta o metabolismo basal. 

Coloque aveia na sua dieta. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, por isso, auxilia no controle da perda de peso. O alimento aumenta a sensação de saciedade.

- Não pule refeições e mastigue sua comida devagar. 

Pratique o treino intervalado, um método de atividade que consiste em alternar exercícios com intensidades alta, média e baixa, por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois do exercício, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença