Ovos e bacon são excelentes fontes de proteína e gorduras de qualidade - Shutterstock

6 dicas para comer bem no frio sem engordar

Especialista em nutrição entrega o segredo para continuar comendo sem preocupações com o peso

Gabriella Gouveia Publicado em 26/04/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

As temperaturas já começaram a cair e com isso muita gente tende a abandonar o projeto verão e vai perdendo o estímulo para se manter saudável. Para ajudar, o especialista em nutrição otimizada Rodrigo Polesso, criador do projeto Código Emagrecer de Vez, dá seis dicas para fazer pequenos ajustes na alimentação e continuar se alimentando bem, sem ganhar peso.

1-Sai a salada, entram os vegetais quentes

Com as temperaturas caindo, muita gente torce o nariz para as saladas em busca de algo mais quentinho. Sem problemas, é só trocá-la por vegetais crucíferos, como couve, repolho e brócolis. Eles ajudam na saúde do fígado, que é responsável por digerir apropriadamente as gorduras e proteínas. Além disso, os vegetais são muito bem-vindos e se preparados na manteiga, por exemplo, podem perfeitamente substituir uma salada e promover ainda mais saciedade.  

2-Abacate, a fruta do momento

Uma das frutas mais valorizo é o abacate, rico em gordura de qualidade e que não causa impacto nos hormônios responsáveis por acumular gordura. Ele ainda é uma ótima pedida e pode ser degustado doce ou salgado. Uma dica rápida para matar aquela vontade louca por doce é cortar um abacate no meio e colocar um pouco de adoçante natural por cima, como Stévia, Xilitol ou Eritritol.

3-Carnes e peixes no lugar de carboidratos

Alimentos naturais que são fontes de proteína de qualidade geralmente vêm acompanhados também de boas gorduras. Esta combinação proporciona nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, além de dar mais saciedade e colaborar com o bom funcionamento hormonal e metabólico do corpo o que não é o caso dos carboidratos processados e/ou refinados, como pães, massas e doces.

 4-Aproveite para dormir bem

Se o tempo frio encoraja as pessoas a terem noites de sono mais agradáveis, isso pode ser ótimo para emagrecer. O sono profundo é essencial para o bom funcionamento geral hormonal e metabólico do corpo. Quem dorme pouco ou tem sono de má qualidade pode ter muitos problemas de saúde, incluindo o estresse capaz de aumentar o hormônio cortisol, que aumenta o acúmulo de gordura no corpo. Dormir de 7 a 9 horas é o recomendado, e não há nenhum problema em dormir um pouco mais nos dias de folga.

5-Ovos e bacon sim senhor!

Eu sou adepto de um estilo de vida flexível chamado Alimentação Forte, que prioriza o consumo de alimentos naturais que tenham gordura e proteínas de qualidade, assim como carboidratos fibrosos, capazes de regularizar a ação do hormônio insulina no sangue, de forma a desbloquear a queima de gordura e evitar seu acúmulo. Ovos e bacon são excelentes fontes de proteína e gorduras de qualidade. Ovos inteiros são ótimas fontes de proteínas, gorduras e vitaminas de todos tipos, e ainda dão saciedade sem impactar negativamente o metabolismo e o funcionamento hormonal do corpo”, explica. 

6-Alimentar-se bem do que é correto

Não é justo ficarmos passando vontade e fome durante essa época do ano. Este é o momento de degustarmos alimentos ricos em nutrientes, sabor e que nos saciam. Quando se foca na qualidade dos alimentos, a quantidade passa a ser controlada automaticamente. O corpo irá regular o apetite corretamente e reprogramará o metabolismo para a queima do excesso de gordura e manutenção do peso ideal, sem a nossa intervenção consciente, assim como sempre aconteceu ao longo da história da nossa espécie. 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença