7 dicas para cuidar da pele durante e após o banho - Instagram
Cuidados com a pele

7 dicas para cuidar da pele durante e após o banho

Médica dermatologista explicou o passo a passo ideal para a rotina de cuidados corporais no outono e inverno

Máxima Digital Publicado em 30/05/2022, às 15h00

Muita gente não abre mão de um banho quente, principalmente no inverno. Porém, a alta temperatura da água pode ser uma vilã para a saúde da pele, já que pode causar ressecamento, coceira e a quebra na barreira cutânea, deixando a pele mais sensível, frágil e descamativa.

Os cuidados durante e após o banho são fundamentais para quem busca melhorar a textura, sensibilidade, ressecamento e vermelhidão da pele. São práticas que devolvem a hidratação e maciez, o que resulta em uma pele mais jovial e saudável.

Para isso, a dermatologista Gabriela Nöronha, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), traz dicas para colocar em prática na hora do banho e que farão total diferença na saúde da sua pele.

1. Temperatura do banho

A dermatologista recomenda que a temperatura da água do banho não seja muito quente, já que a água quente causa malefícios para a pele, como o ressecamento e coceira.

2. Banhos curtos

O recomendado é que as duchas sem lavar o cabelo tenham uma duração de até 5 minutos e os que a pessoa lava os cabelos tenham no máximo 10 minutos, para evitar a desidratação da pele.

"É indicado que as pessoas evitem fazer uso de buchas e esponjas, já que esses são utensílios que reduzem a hidratação da pele'', pontuou.

3. Cremes de limpeza

Segundo a especialista, uma boa alternativa para substituir os sabonetes comuns é utilizar os cremes de limpeza, que ressecam menos a pele que os sabonetes convencionais.

4. Depilação à lâmina

Para realizar em casa a depilação à lâmina é necessário que a pele esteja bem hidratada e limpa, para caso haja um corte, não tenha infecção com as impurezas superficiais presentes na pele. Além de trocar a lâmina com frequência e após o uso, utilizar um creme calmante na região.

5. Frequência na esfoliação da pele

A esfoliação não deve ser feita diariamente. O recomendado pela dermatologista Gabriela é que a esfoliação possa ser realizada quinzenalmente, e caso a pele aceite bem a esfoliação, sem ficar ressecada ou sensível, ela pode ser realizada em uma maior frequência.

6. Loção x creme hidratante

A diferença é que a loção hidratante possui textura mais fluída, secando com rapidez, sendo ideal para as peles oleosas. Já o creme hidratante é indicado para peles secas ou sensíveis, que necessitam de hidratação e tratamento.

7. Hidratação

O momento após o banho é o ideal para fazer a hidratação corporal, pois é quando a pele está mais desidratada. A dermatologista indica o uso de hidratantes com alguns ativos.

"As ceramidas são ótimas para hidratar a pele, além do ácido hialurônico, vitamina E,
d-pantenol e manteigas", apontou.


Gabriela Nöronha - CRM: 177979 SP 019854 SC RQE: 80095

Médica graduada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com residência em dermatologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), pós-graduada em Laser, Cosmiatria e Tecnologias pelo Hospital Albert Einstein e em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. É especialista em dermatologia clínica, tratamentos estéticos faciais e corporais, e publica frequentemente artigos sobre a área de atuação em revistas científicas nacionais e internacionais.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é coordenadora e professora da pós-graduação de dermatologia na Sanar (startup de educação em saúde), professora da LL Ensina (cursos de aprimoramento de procedimentos estéticos para dermatologistas) e atua em clínicas nas cidades de São Paulo, Campinas e Blumenau.

cuidados com a pele Gabriela Nöronha

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença