Massagem abdominal chinesa chi nei tsang - Shutterstock

Conheça a massagem chinesa que equilibra as funções do corpo e as emoções

A massagem abdominal chinesa chi nei tsang promete desfazer bloqueios físicos e alinhar corpo e emoção. Renda-se aos toques sutis dessa técnica e viva melhor

por Sibele Oliveira Publicado em 06/10/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Nosso dia a dia é semelhante a uma gangorra. Em alguns momentos, damos conta de todos os desafios, responsabilidades e emoções, com facilidade. Em outros, simplesmente dá tudo errado. Não é nada fácil a tarefa de administrar os altos e baixos. Quando não conseguimos, acumulamos frustrações, decepções e sofrimentos, que mais tarde podem se agravar e se transformar em manifestações físicas – quando não em doenças propriamente ditas. Por isso, quanto antes dissolvermos esses nós, melhor. De acordo com a medicina chinesa, um meio de tocar fundo na alma e desatar esse bloqueio é pelo toque sutil. Esse é o princípio da massagem terapêutica chi nei tsang, técnica milenar criada nas montanhas da China. Conhecida como massagem dos órgãos internos, ela promove tanto uma desintoxicação quanto uma energização corporal, emocional e espiritual. Ela acessa sentimentos que nos fazem sofrer, e dos quais não conseguimos nos libertar sozinhos, como o stress, a ansiedade, a raiva, o medo e a tristeza. “Essa energia pode acabar represada num determinado órgão. O que fazemos é um trabalho para abrir os portais de tensão e liberar as emoções que estão presas e causando distúrbios de toda ordem”, explica o massoterapeuta Massao Honda, de Brasília, que também atende em São Paulo. Aos poucos, torna-se natural conviver com as lembranças difíceis, mesmo sem esquecê-las. 

PONTO DE PARTIDA
A área inicial para as manobras feitas com os dedos, a palma das mãos e os cotovelos é o umbigo, que, como lembra Massao, é o ponto inicial da centralidade do ser humano, uma cicatriz que nos lembra a primeira nutrição que recebemos, ainda via cordão umbilical. À medida que o ventre é massageado – qualquer um pode receber o método, com exceção de mulheres grávidas e pessoas recém-operadas na região –, as tensões vão sendo aliviadas até, por fi m, desfazerem-se as emoções negativas. “Quando descobrimos o órgão de choque, massageamos ou pressionamos para que aqueles nós de tensão sejam desbloqueados e diminua o processo de sobrecarregar determinados pontos do corpo”, afirma o massoterapeuta. Com a energia vital dos órgãos ativada, as toxinas emocionais instaladas neles são eliminadas e o próprio corpo se encarrega de promover a cura para os diversos males que o atormentam. Pronta para experimentar?

4 Benefícios da chi nei tsang

DESINTOXICAÇÃO
Essa massagem estimula os sistemas linfático e circulatório e aumenta a imunidade e a resistência às doenças. 

REESTRUTURAÇÃO E FORTALECIMENTO DO CORPO
Por atuar nas estruturas viscerais, no posicionamento dos órgãos internos, estimulando-os a funcionar melhor, restaura a vitalidade. Também ajuda a corrigir problemas posturais, como desalinhamento nas pernas, pélvis e pés, além de combater dores crônicas em regiões como ombro, costas e pescoço. 

MELHOR FUNCIONAMENTO DO APARELHO DIGESTIVO
Segundo a filosofia chinesa, os problemas emocionais não tratados ficam armazenados em órgãos do sistema digestivo, como o fígado, os rins, o estômago e o intestino, que é considerado o cérebro abdominal. Com a dissolução dessas tensões, todo o sistema digestivo passa a funcionar melhor. 

EQUILÍBRIO EMOCIONAL E AUTOCONHECIMENTO
Facilita a transformação das emoções, principalmente quando a massagem é alternada com sessões de psicoterapia. 

Faça você mesma
Aprenda a tirar proveito da massagem chinesa dos órgãos internos:


Comece exercitando a respiração diafragmática ou abdominal (aquela que ocorre em situações de calma): deitada, coloque uma mão no abdome e a outra sobre o peito (faça uma leve pressão sobre a região para evitar que o tórax se movimente). A ideia é forçar a respiração abdominal. Inspire e expire suavemente, expandindo e esvaziando o abdome. Repita até sentir que a tensão foi liberada.

Massageie o órgão de choque com os polegares ou as mãos em forma de concha, massageie toda a região do abdome até descobrir os pontos mais tensos, que geralmente estão doloridos. Devagar, faça movimentos suaves no sentido horário por pelo menos cinco minutos. 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença