Couro cabeludo também envelhece: Especialista explica como prevenir o processo - Freepik
Couro cabeludo

Couro cabeludo também envelhece: Especialista explica como prevenir o processo

Segundo Jackeline Alecrim, a partir dos 35 anos, perde-se progressivamente cerca de 5% da densidade capilar por ano

Redação Publicado em 04/04/2023, às 19h00

Manter os fios bonitos e saudáveis exige uma rotina de cuidados, que envolvem inclusive a prevenção do envelhecimento do couro cabeludo. É o que explicou a cientista Jackeline Alecrim, especialista em cosmetologia avançada.

Assim como a pele, os cabelos e o couro cabeludo também envelhecem devido alterações que naturalmente ocorrem com o passar dos anos, o chamado declínio fisiológico.

O envelhecimento do couro cabeludo pode ser observado com a diminuição na quantidade dos fios, a mudança na coloração, no diâmetro e na composição estrutural dos fios, que se tornam inclusive mais ressecados. Além de fatores como à exposição constante a raios ultravioleta (sol), poluição, fumo, estresse, deficiências nutricionais e excesso de químicas capilares.

Segundo Jackeline, após os 35 anos se perde progressivamente cerca de 5% da densidade capilar ao ano, além do encurtamento na fase de crescimento capilar fazendo com que os cabelos cresçam em ritmo mais lento e que apresentem uma estrutura mais frágil. Por isso é essencial que os cuidados para prevenir e desacelerar este processo, se inicie nesta idade, antes que os danos se intensifiquem.

A boa notícia é que já existem produtos no mercado que, com fórmulas inovadoras, possibilitam a prevenção do afinamento dos fios bloqueando a ação de radicais livres que prejudicam o funcionamento dos folículos pilosos. Os produtos também podem aumentar a vascularização do couro cabeludo, melhorando a chegada dos nutrientes que são necessários, além de acelerar a reposição de novos fios e reduzir a queda capilar evitando que o cabelo fique frágil e sem vida. Incluindo formulações de uso tópico, como shampoos especialmente elaborados para esta região, práticos de utilizar e facilmente inseridos na rotina diária de cuidados.

A cientista também alertou para os cuidados básicos com o couro cabeludo, como o uso de bonés durante a exposição solar intensa, evitar banhos muito quentes, realizar boa higienização com produtos adequados para cada tipo de pele e fios, além de manobras delicadas quando for aplicar qualquer produto nesta região. Jamais utilizar as unhas, pentes e escovas que tenham cerdas pouco maleáveis, ou que ofereçam o risco de provocar danos durante o uso.

Jackeline Alecrim

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença