Cuidados capilares: 5 erros comuns que podem prejudicar os fios - Freepik
Cuidados capilares

Cuidados capilares: 5 erros comuns que podem prejudicar os fios

Médico tricologista explicou quais são as atitudes mais praticadas na hora de cuidar do cabelo

Máxima Digital Publicado em 23/03/2022, às 15h20

Manter uma rotina de cuidados com o cabelo é fundamental para evitar doenças no couro cabeludo e o enfraquecimento dos fios. Investir na saúde e na beleza capilar nem sempre é tão simples, mas existem algumas práticas cotidianas que precisam ser revistas, pois podem prejudicar a saúde dos fios.

O primeiro passo para não cometer erros capilares é conhecer seu tipo de cabelo e seguir um cronograma capilar de acordo com suas particularidades. Porém, apesar do surgimento de novas técnicas e produtos, a correria do dia a dia e a falta de cuidado podem gerar excesso de oleosidade, acúmulo de produtos no couro cabeludo, queda e quebra dos fios.

O médico tricologista João Gabriel Nunes listou cinco atitudes comuns que danificam a estrutura capilar e que precisam ser evitadas para manter o cabelo bonito e saudável.

Lavar o cabelo com a frequência errada

Segundo Nunes, o cabelo oleoso necessita ser lavado diariamente. "Esse tipo de fio é mais propenso ao acúmulo de impurezas e de suor excessivo", disse.

Já o cabelo seco deve ser lavado a cada dois dias para evitar o ressecamento e quebra das madeixas.

Aplicar condicionador ou creme na raiz do cabelo

O pior erro ao usar o condicionador é passá-lo no couro cabeludo.

"Aplicar cremes ou condicionadores na raiz pode causar oleosidade excessiva e consequentemente o surgimento de caspa", afirmou. A recomendação é passar o produto no comprimento das  mechas.

Dormir com o cabelo molhado

De acordo com o especialista, dormir com o cabelo molhado pode causar ‘estresse dos fios’, levando a proliferação de fungos no couro cabeludo.

Secar os fios com alta temperatura

A prática é comum principalmente quando estamos com pressa, mas deve ser evitada ao máximo, pois danifica o cabelo. “O ideal é aplicar um protetor térmico nos fios antes de utilizar ferramentas de calor e sempre respeitar 15 centímetros de distância entre o secador e o couro cabeludo”, disse o especialista.

Não respeitar os intervalos dos procedimentos químicos

Os procedimentos químicos como coloração e progressiva, agridem os fios e o couro cabeludo. “É essencial deixar um intervalo entre as químicas para que a estrutura capilar volte ao normal”, afirmou Nunes.


Dr. João Gabriel Nunes - CRM 152992

João Gabriel Nunes se formou em medicina em 2010, pela Universidad Del Valle, em Cochabamba. Sua primeira pós-graduação foi em dermatologia pela faculdade de ciências médicas de Minas Gerais, com extensão acadêmica na University of Michigan, nos Estados Unidos. Sua segunda pós-graduação foi em reumatologia pelo instituto de pesquisas e ensino médico de São Paulo, com extensão acadêmica em Harvard Medical School, também nos Estados Unidos. A última pós-graduação do médico foi em Tricologia e Transplante Capilar no Instituto e Hospital da Pele em São Paulo. Além de sua formação, João Gabriel é membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e também faz parte da sociedade World F.U.E Institute. Nunes é proprietário do Centro Médico Capilar, local que realiza o maior número de transplantes capilares (técnica F.U.E) do Brasil, localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Redes Sociais Dr. João Gabriel Nunes:

Facebook: https://www.facebook.com/centromedicocapilar

Instagram: https://www.instagram.com/drjoaogabrielnunes

João Gabriel Nunes Fios dicas cuidados

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença