Antes de usar qualquer remédio, fale com o médico! - iStock
Saúde

Monte uma farmacinha para viagens com crianças

Mesmo que você e sua família só estejam indo visitar os avós no final de semana, lembre-se que uma mulher prevenida vale por duas!

Máxima Digital Publicado em 03/02/2018, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Um das principais preocupações dos pais quando viajam com crianças é o que fazer se elas ficarem doentes. Por isso, muitos já levam na mala farmacinha com remédios para emergências. E tudo bem, desde que a família peça orientações ao pediatra antes de medicar os pequenos. Não queremos aqui incentivar a automedicação, ainda mais em crianças! “Todo cuidado é pouco. Alguns sintomas são comuns a várias doenças, das mais leves às mais graves. Por isso, não use remédios por conta própria e sem necessidade”, alerta Francisco Lembo Neto, coordenador da Pediatria do Hospital Leforte (SP).

Dito isso, uma farmacinha básica deve ter antitérmicos, antialérgicos, analgésicos, anti-inflamatórios, soro oral, creme hidratante, e um kit de primeiros socorros (gaze, esparadrapo, antisséptico e álcool 70%).  Caso a criança tenha alguma doença crônica ou problema que vira e mexe aparece, é bom conversar com o pediatra e considerar se vale a pena levar medicação para essas situações.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença