bateria - shutterstock

Disturbios de energia: cansada ou agitada demais? Encontre o equilíbrio para o seu corpo

Você anda elétrica ou exausta demais? Veja como encontrar o equilíbrio com estas dicas e ganhe disposição suficiente para as tarefas do cotidiano

Texto: Diane Neubüser Publicado em 15/09/2015, às 16h34 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

A oscilação de energia física e mental pode estar relacionada ao stress (sozinho ou associado a outros fatores, como distúrbios de sono e má alimentação). Quando o descanso não é restaurador e você desperta sem ânimo, tudo indica que está dormindo de forma interrupta, o que impede de alcançar diferentes estágios do sono de que uma pessoa precisa. "Somente na fase REM, o quarto nível do sono, consolidamos memória e o aprendizado e liberamos os hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo", explica a endocrinologista Viviane de Oliveira (SP). Mas levantar da cama com muita disposição não é o melhor, pois a energia tende a ir embora rápido demais. "Pode ser que o corpo esteja carente de nutrientes", conclui Viviane. A hiperatividade também é preocupante e sinaliza a hora de checar os níveis de insulina e outros hormônios, que podem estar desregulados. Identifique em qual destas frequências está sua energia e descubra ca solução para deixa-la no ponto.

Bateria fraca
Para melhorar a qualidade do sono, desligue o computador, a TV e o celular pelo menos 20 minutos antes de se deitar. É que a melatonina, hormônio que induz o sono profundo, só é produzida pelo organismo no escuro. Como ganhar energia depois de uma noite maldormida? Bata no liquidificador e beba:
- 350 ml de água
- 5 morangos
- 1 banana-prata
- 1 lasca de gengibre 
- 2 colheres (chá) de levedo de cerveja
- 1 colher (sopa) de mel
"A mistura combate a fadiga e dá a sensação de prazer", diz a nutricionista Mariana D'Avilla (SP).

Bateria variável
Açúcar e carboidratos simples são energizante. No entanto, fazem o pâncreas liberar insulina rapidamente para compensar a glicose que entrou no sangue. Resultado: cortam o pique. Evite consumir grãos integrais e itens ricos em fibras. Faça cinco minutos diários de meditação: sentada reta e respirando profundamente, pense em coisas que trazem paz e mentalize que é capaz de cumprir o objetivo do dia.

Bateria cheia
Para fazer seu corpo liberar o stress e entender que é hora de baixar a energia ou desliga-la, incorpore na sua rotina 30 minutos de exercícios aeróbicos, três vezes por semana. Vale ainda recorrer à aromaterapia para induzir o relaxamento - coloque um recipiente com 2 gostas de óleo essencial de lavanda, laranja, manjerona ou camomila. A cromoterapia tambó;em ajuda, e você pode consultar aplicativos de celular como o Cores que Acalmam (gratuito), para utilizar o tom ideal. 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença