Especialista lista 5 dicas para se prevenir do burnout - Freepik
Burnout

Especialista lista 5 dicas para se prevenir do burnout

Dr. Paulo Lessa, médico, apontou a importância de se cuidar e evitar ser uma das vítimas da chamada “Síndrome do Esgotamento Profissional”

Máxima Digital Publicado em 25/09/2023, às 11h00

Também chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional”, a Síndrome de Burnout é uma preocupante realidade nos dias de hoje. Ocasionada por situações de trabalho desgastante, trata-se de um distúrbio emocional onde o indivíduo apresenta exaustão, estresse e esgotamento físico, impossibilitando-o de conduzir suas atividades de maneira saudável e satisfatória. De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a ANAMT, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com este problema.

Segundo o médico Dr. Paulo Lessa, CEO Instituto Lessa, é essencial estabelecer limites e criar uma rotina que se adapte às suas atividades individuais, além de estar atento a sintomas que antes não eram tão comuns, como fadiga constante, irritabilidade e falta de motivação.

Pensando nisso, contamos com a ajuda do profissional para compor uma lista com cinco dicas que podem te ajudar a prevenir o burnout. 

1. Priorize o autocuidado

Dr. Paulo Lessa inicia apontando a necessidade de reservar, diariamente, um tempo para si mesmo. “Pratique atividades que lhe tragam prazer e relaxamento, como meditação, exercícios físicos e hobbies”, disse.

2. Imponha limites

Por mais que possa ser difícil para algumas pessoas, aprender a dizer “não” é necessário. Estabelecer limites no trabalho e na vida pessoal, segundo ele, evita que qualquer um fique sobrecarregado de tarefas e responsabilidades.

3. Encontre equilíbrio

Busque o equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso. “É possível fazer isso identificando as áreas de sua vida que estão em desequilíbrio e, dessa forma, fazer ajustes para que a rotina fique mais balanceada”, alertou o médico.

4. Saiba reconhecer seus limites

Também é muito importante saber reconhecer seus limites físicos e mentais. Quando necessário, aprenda a delegar funções e peça ajuda ao se sentir sobrecarregado.

5. Cuide da sua saúde mental

Todas as opções anteriores já se incluem neste quinto tópico, mas o médico explica que buscar o apoio de profissionais de saúde mental faz muita diferença. “Psicoterapia e aconselhamento podem ser recursos valiosos para ajudar alguém a lidar com o estresse e, em consequência, prevenir o burnout”, explicou.

Prevenir esta síndrome é fundamental para preservar a saúde e bem-estar de todo indivíduo. Adotar uma rotina equilibrada e adaptada às suas necessidades individuais é fundamental para evitar que o estresse excessivo cause um risco maior. Priorize-se e cuide de si mesmo.

 

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença