Existe momento certo para começar a introdução alimentar com as crianças? Nutricionista infantil explica a questão - Freepik
Bebês!

Existe momento certo para começar a introdução alimentar com as crianças? Nutricionista infantil explica a questão

Camila Garcia, nutricionista infantil, esclareceu que a criança dá sinais de quando deve começar a introdução alimentar

Máxima Digital Publicado em 09/07/2021, às 14h00

A introdução alimentar é uma fase nova para responsáveis e bebês. Nela, é comum surgirem dúvidas do que é melhor, como e quando começar, o que fazer e muito mais. 

Por quais alimentos começar a introdução alimentar do bebê? Será que deve começar com frutas e legumes? O que ele pode comer? Afinal, tudo é novo e ninguém quer correr o risco na transição do aleitamento materno e/ou fórmula para os alimentos sólidos dos bebês.

Camila Garcia, nutricionista materno infantil e especialista em introdução alimentar e seletividade infantil, explicou que existe uma maneira mais adequada de fazer esse processo. 

Para fazer uma introdução alimentar saudável, é preciso começar da maneira correta. E a primeira coisa que você deve observar é o próprio bebê. Por volta dos seis meses, o bebê já apresenta sinais de prontidão de que está pronto para receber os novos alimentos.

“Não tem problema ser um pouco antes ou um pouco depois dos 6 meses, o que precisa considerar é se o bebê está pronto. É o momento que o bebê começa a desmamar, ou seja, o bebê para de se alimentar exclusivamente de leite materno ou fórmula infantil e passa a consumir alimentos sólidos.”, explicou a nutricionista.

Em uma alimentação com hábitos saudáveis, comece da maneira adequada a introdução alimentar, que vai dos 6 meses até os 2 anos. Para ter segurança e tranquilidade na introdução alimentar do seu bebê, a informação é a maior aliada. A nutricionista separou quatro dicas para iniciar a introdução alimentar da melhor forma.

Novidade para pais e bebê

É tudo novo para os dois, portanto abuse da tranquilidade! A criança sente o mesmo que você sente nesse momento, por isso a introdução alimentar deve ser feita de forma calma e sem pressa.

“Desta forma, você não passa ansiedade e nervosismo para a criança, senão ele não vai comer. Aproveite este momento da introdução alimentar, que é muito prazeroso para você e para o seu filho. Quando se sabe o que está fazendo, você passa segurança e o bebê aceita melhor os alimentos.”, comentou Camila Garcia.

Momento certo

Introdução alimentar é o termo popular para a fase em que os bebês começam a ingerir alimentos além do leite materno e/ou fórmulas. A recomendação oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é iniciar no sexto mês de vida.

Segundo a nutricionista infantil, essa educação nutricional é muito importante e de responsabilidade dos pais. Nestes primeiros anos de vida, até os dois anos, a criança está formando o paladar. “É uma página em branco, e conforme você vai apresentando os alimentos, ele vai formando o próprio”, afirmou.

Sinais de prontidão

Observe se o bebê realmente está pronto para comer. Antes de começar, você precisa ver se ele está preparado, ou seja, com os sinais de prontidão. Um deles é se seu bebê consegue manter a cabeça erguida sem apoio. Isso porquê o controle da cabecinha é importante para alimentação e deglutição, evitando que ele engasgue.

“Ele fica sentadinho com a cabecinha firme? Não precisa de apoio e já leva os objetos e alimentos na boca? Consegue ficar ereto? Se a resposta for sim, é porque ele está preparado, pois esses são os principais sinais de prontidão”, explicou a especialista.

Mãozinhas agitadas

Outro sinal de que é o momento certo para fazer a introdução alimentar é observar a desenvoltura motora do bebê. Confira se ele consegue levar comida à boca? Nessa fase, você já terá notado uma vontade incontrolável do seu bebê de levar tudo que pega à boca.

garcia camila

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença