Melatonina, o hormônio do sono - Foto Shutterstock

Melatonina

Saiba tudo sobre o hormônio do sono, recém-liberado para comércio no Brasil

Diane Neubüser Publicado em 26/01/2017, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

A melatonina é um suplemento sintético que reproduz um hormônio que já é fabricado naturalmente pelo nosso organismo. "Por ser secretada no período noturno, ele age na regulação do sono e na diminuição da temperatura do corpo. Em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono", explica Luisa Saldanhafarmacêutica da Pharmapele. Por esse motivo, a reposição via oral da melatonina tem indicação em distúrbios do sono e do stress.

Ainda que a ação principal esteja associado à qualidade do sono, há estudos que evidenciam outros benefícios, como o aumento da imunidade, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até de auxílio no processo de emagrecimento. Ah! E o melhor é que o ativo não vicia e, por isso, é considerado uma alternativa segura aos sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Na noite em que você não tomar talvez não acorde se sentindo totalmente restaurada (como quando o sono é embalado pela melatonina), mas também não vai deixar de dormir. 

A dose recomendada para regulação do sono é de uma cápsula de 3mg e a indicação é tomar à noite, de uma a duas horas antes de dormir. A farmacêutica ressalta que, por se tratar de um hormônio, há a necessidade de prescrição médica. Não há registros de efeitos colaterais.


Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença