Tamize Ferreira e Jorge Luís Rodrigues Murgas no Chá Revelação - Adriana Carboni
Vitória!

MÊS DA MULHER: Da endometriose para a gestação! Tamize Ferreira superou a doença e realizou seu sonho de ser mãe

Tamize conseguiu engravidar depois de oito anos de tentativas

Gabriele Salyna Publicado em 05/03/2021, às 10h49

Março é um mês especial. Além de ser celebrado as conquistas das mulheres, também é marcado pela conscientizarão mundial da endometriose. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), estima-se que a doença atinge 15% das mulheres em idade fértil. 

Afinal, o que é a endometriose? Ela é caracterizada por acúmulos de mucosa uterina (endométrio) que se formam nas várias partes da cavidade abdominal (ovários, trompas, intestinos, entre outros órgãos), a doença costuma causar desde muitas dores, desconforto, dificuldade para engravidar e até infertilidade. 

É possível engravidar tendo endometriose? É sim! E Tamize Ferreira está aí para provar que esse sonho pode se tornar realidade. 

Em uma conversa com o Podcast Nós Tentantes, um projeto que busca dar vós para assuntos que são tabus, Tamize contou detalhes de como tudo aconteceu para o episódio "Gravidez natural com endometriose profunda e trombofilias". 

Ela foi diagnosticada com endometriose profunda crescendo para o intestino. Os sintomas apareceram desde sua adolescência e ela lidou com a doença por grande parte de sua vida. 

Inúmeras barreiras foram ultrapassadas por Tamize, que contou com a ajuda de seu esposo, Jorge Luís Rodrigues Murgas, para alcançar o sonho de engravidar. 

Depois de oito anos marcados por frustrações, algumas cirurgias, gestações que não prosperaram e ainda, em meio a tudo isso, o aparecimento de trombofilia hereditária, ela não desistiu e conseguiu vencer. 

Em um mês em que teve apenas duas relações sexuais com o esposo, Tamize engravidou naturalmente. 

A doutora Luciana Chamié explicou a importância dos exames por imagem na hora do tratamento contra a endometriose. 

“Com o diagnóstico por imagem, o médico tem condições de detectar se a paciente realmente é portadora da doença, se o grau da endometriose é leve, moderado ou severo e quais principais estruturas de seu corpo estão comprometidas pelo problema”, explicou. 

Dra. Luciana falou sobre a importância de um diagnóstico precoce: “A maioria dos estudos mostra intervalos de tempo entre início dos sintomas e diagnóstico de sete a dez anos ou até mais tempo, sobretudo nos dias atuais em que postergar a gravidez é bem normal”

A profissional ressaltou a importância de um acompanhamento médico e alertou que cada caso é individual. 

Mês mulher da

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença