mitos e verdades sobre emagrecimento - shutterstock

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Perder uns quilinhos não é tarefa fácil. Além da vontade, temos que fugir das mentiras que giram em torno do assunto. Saiba mais

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 07/05/2015, às 11h47 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Muitas pessoas entram de cabeça em uma dieta que, mesmo após algumas semanas, não surte efeito. Outras, criam hábitos que acreditam ser um passo para o peso ideal, e acabam prejudicando a saúde. Não é raro, inclusive, encontrar receitas milagrosas na internet que prometem um efeito rápido e indolor - afinal, ficar muito tempo sem se entregar ao chocolate, dói. 
No fim das contas, a balança não muda (e se muda, logo volta). O que será que está sendo feito de errado? O endocrinologista Gustavo Gimenes contou para a MÁXIMA o que pode estar atrapalhando a sua dieta - e também o que pode continuar a ser feito! Preste atenção:

"Jejuns prolongados ajudam a perder peso" - MITO. Longos períodos sem alimentar-se aumentam o catabolismo (perda de massa muscular que se transforma em energia, glicose,  para manter o corpo funcionando) ou seja você perde massa muscular e não gordura, o que faz com que seu metabolismo fique mais lento.

"Beber muita água emagrece" -  VERDADE. Durante toda dieta para perda de gordura (emagrecimento) ocorre um aumento da acidez do sangue devido à intensa quebra da gordura em energia. Sendo assim, a ingestão de muita água ameniza os sintomas decorrentes dessa acidez como cefaléia, náuseas, enjôos, favorecendo todo este processo.
"Dormir poucas horas atrapalha no emagrecimento" - VERDADE. Poucas horas de sono diminuem a produção de GH que tem intensa ação lipolítica e ajuda na quebra de gordura. Este hormônio aumenta também a produção de cortisol, conhecido como hormônio do stress. Em excesso, esta substância provoca um aumento de destruição de massa muscular que é convertida em glicose e aumenta a produção de gordura corporal, prejudicando o emagrecimento.

"Substituir refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, por sucos e chás auxilia a perca de peso de maneira saudável" - MITO. Sucos e chás não tem quantidades adequadas de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que os alimentos sólidos das refeições possuem, além de não produzirem saciedade, pois são de rápida digestão podendo provocar perda de massa muscular e problemas de saúde por falta de nutrientes.
"Comer de 3 em 3 horas é importante para controlar o emagrecimento" - PARCIALMENTE VERDADE. Deve-se evitar longos períodos (mais que 5 horas) sem alimentar-se pois o corpo vai catabolizar e prejudicar a produção de energia, diminuindo a velocidade do metabolismo e dificultando a perda de gordura.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença