Mitos e verdades sobre o dente do siso - Shutter Stock

MITOS E VERDADES SOBRE O DENTE DO SISO

Eles são os últimos dentes permanentes a aparecer, já na idade adulta. Apesar de o nome vir do latim siso, que significa juízo, eles não são, assim, tão necessários. Entenda por quê

Carmen Cagnoni Publicado em 03/12/2015, às 10h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

De acordo com o Faisal Ismail, cirurgião-dentista e fundador da Ortoplan – Especialidades Odontológicas, anteriormente, os dentes do siso tinham a função de manter uma boa atividade mastigatória. “Isso, porque os primeiros dentes, que nasciam por volta dos seis anos, eram perdidos muito cedo. Hoje, como isso é raro devido à odontologia mais conservadora, e a concentração de flúor nas águas, os sisos perderam a função original”, explica.

Por isso, cada vez é mais comum a retirada de tais dentes em consultório, com anestesia local. “Apenas em casos mais complexos, o paciente precisa ser levado ao hospital para fazer o procedimento. Após a cirurgia, é normal haver inchaço e incômodo, que duram de três a quatro dias. Nesse período é importante evitar alimentos quentes (e abusar dos gelados!), não abaixar a cabeça e abrir mão das atividades físicas”, conta o especialista.

Nem todo mundo, porém, precisa extrair os sisos. "Em casos raros, eles nascem harmoniosamente e a retirada não é necessária. Porém, muitas pessoas têm problemas, principalmente se esses dentes ficarem cobertos por parte da gengiva, o que pode causar infecções com complicações sérias, sendo a extração indicada como método preventivo", constata Ismail.

Quem extraiu um tem de tirar todos os outros.
Mito. O que se recomenda é que, se foi retirado o siso superior do lado esquerdo, por exemplo, o inferior do mesmo lado também seja extraído. É o chamado dente antagonista, que pode tentar ocupar o espaço do outro que foi removido, continuando a crescer e machucando a gengiva oposta.

Não é bom retirar os sisos na adolescência.
Mito. O momento da retirada deve ser avaliado pelo dentista em cada caso. Há estudos que indicam a idade ideal entre os 16 e os 18 anos, porque há somente 2/3 da raiz formada. Após esse período, a extração pode ser mais complicada.

Sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes.
Verdade. A força da erupção deles pode fazer com que dentes vizinhos fiquem desalinhados ou até apinhados (uns por cima dos outros). O nascimento dos sisos também pode atrapalhar o tratamento ortodôntico. Como esse dente é o último da arcada, e normalmente tem pouco espaço para nascer, ele pode dificultar a movimentação dos outros dentes em tratamento com aparelhos ortodônticos.

Mesmo antes de nascer, o siso está sujeito a cáries.
Mito. Qualquer dente só estará sujeito a cáries se exposto ao meio bucal. Porém, se o siso estiver semi-incluso, ou seja, com uma parte exposta e outra sob a gengiva, e não houver uma higiene adequada, ele pode, sim, ter cárie.

O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, a fala e a respiração.
Mito. Pode acontecer de ele atrapalhar a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada ao seu redor, devido a um processo chamado pericoronarite (inflamação da gengiva).

É normal sentir dor e ter sangramento quando o siso está nascendo.
Mito. Normalmente, o dente do siso não causa dor nem sangramento para nascer. A dor acontece quando há uma infecção na parte da gengiva que recobre o siso.

O siso é um dente mais difícil de extrair do que os outros.
Verdade. Pelo local aonde se encontra, a extração é mais complexa. Muitas vezes, o dente está numa posição desfavorável (em lugar de nascer na posição vertical, nasce horizontalmente ou inclinado) e isso pode dificultar a remoção. Os especialistas, entretanto, dispõem de técnicas que permitem a retirada com tranquilidade.

É possível retirar os quatro sisos de uma vez.
Verdade. A retirada pode ser feita em consultório e, ao contrário do que muita gente acredita, usando apenas anestesia local. Mas esse tipo de procedimento não é necessário e dependerá do julgamento do profissional.

Sisos inclusos podem provocar perda óssea.
Verdade. Mas a perda de massa óssea ao redor do siso só acontecerá se houver um problema periodontal ou de infecção crônica. A perda óssea também pode estar ligada à formação de um cisto ou tumores, mas esses são casos muito raros.

É possível nascer sem os sisos ou com apenas alguns deles.
Verdade. É muito comum. O siso é um dente em extinção, ou seja, ao longo do tempo a arcada humana diminuiu e o número de dentes foi reduzido. É uma adaptação do ser humano à evolução da espécie.

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença