bolo em camadas - john kernick

Prepare um bolo em camadas com cobertura colorida

Quem não ama um bolo saboroso? Anote a receita dessa delícia que, além de gostosa, é divertida!

Máxima Digital Publicado em 08/06/2015, às 16h02 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Bolo em camadas com cobertura colorida 
Pronto em: 1h30 
Rendimento: 16 fatias  
Calorias por fatia: 912 

Ingredientes 
• 2 bolos da sua preferência, com 23 centímetros cada um 
• 8 xícaras (1 1/2 receita) de creme de manteiga* para decoração, dividido em quatro partes e tingido com quatro cores, sendo 3 1/2 xícaras de cor-de-rosa e 1 1/2 xícara de amarelo, 1 1/2 de azul e 1 1/2 de laranja (ou nas cores da sua preferência) Utensílios 
• 1 círculo de papelão de 25-30 cm de diâmetro 
• Saco de confeitar e bico redondo grande 

Preparo 
Com uma faca, retire a casca da parte de cima dos bolos. Coloque o círculo de papelão num prato giratório. Ponha uma colherada do creme cor-de-rosa no centro e apoie o bolo em cima. O creme vai manter o bolo no lugar. Utilize uma espátula para rechear o bolo com creme cor-derosa. Coloque o outro bolo por cima. Utilize uma espátula para cobrir a lateral e a parte de cima do bolo com as outras quatro cores de creme de manteiga, usando mais ou menos uma cor em cada um quarto do bolo. Vá virando o prato para espalhar e alisar a cobertura, mas não misture demais 
as cores; elas devem se sobrepor, mas não se misturar. Faça umas pontas espetadas batendo com a espátula de leve na cobertura, nas laterais e em cima. Encha o saco de confeitar com os cremes, mantendo as cores separadas girando um pouco o saco a cada adição e não apertando, para elas não se misturarem. Assim, quando for decorar, vão se formar listras. Aperte o saco e solte puxando um pouco, para fazer bolinhas de ponta espetada ao redor da base do bolo. Com o prato giratório parado, decore a parte de cima do bolo, formando redemoinhos de cobertura colorida.

Creme de manteiga para decoração

Rendimento: cerca de 6 xícaras

Observação: esta receita pode ser multiplicada ou dividida para produzir a quantidade desejada. O que sobrar do creme de manteiga pode ser guardado na geladeira por até duas semanas, dentro do próprio saco de confeitar ou em outro recipiente.

Ingredientes

• 7 ½ xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

• 2 ¼ xícaras (chá) de gordura vegetal hidrogenada

• ½ xícara (chá) de manteiga sem sal

• 1 ½ colher (sopa) de extrato de baunilha

• ¼ de xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de água fria

Preparo

Coloque o açúcar, a gordura, a manteiga e a baunilha na tigela da batedeira e bata com o batedor de pá, em velocidade média-baixa, até que a mistura fique homogênea e sem caroços, por cerca de três minutos. Com a batedeira ligada, adicione a água em fio fino e continue batendo por mais três minutos, até que ela seja completamente absorvida. O creme de manteiga pode ser guardado na geladeira, num recipiente hermético, por até duas semanas.

Fazendo creme de manteiga de cores diferentes

Para tingir o creme de manteiga, misture o corante com uma espátula, até que o creme esteja com a cor uniforme. As quantidades variam e dependem da marca do corante e do tom, mais claro ou mais escuro, que você deseja. Eu recomendo o corante em gel, disponível em tubinhos, porque eles são menos aguados e mais fáceis de trabalhar. Comece com uma quantidade pequena e adicione mais à medida que mistura. Se estiver fazendo uma cor escura, como preto, o creme pode ficar aguado ou mole. Nesse caso, acrescente um pouco mais de açúcar de confeiteiro até a textura ficar parecida com um creme de barbear. 


Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença